Cabeça fria
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de janeiro de 2000
-No dia anterior ao início das provas, procure passar a tarde ao ar livre e evite situações estressantes. Não mude bruscamente seus hábitos e evite comer alimentos pesados que possam comprometer sua atuação. Exercícios de relaxamento ajudam a combater a ansiedade e acalmam. Para evitar contratempos, prepare todo o material necessário na véspera e faça o trajeto até o local do exame para cronometrar o tempo gasto, evitando atrasos.
-No dia do exame, alguns cuidados podem ajudar a combater a ansiedade que assola o vestibulando. Ao acordar, dê uma boa espreguiçada antes de levantar da cama, para alongar todos os músculos. Tome um banho rápido e escute uma música que lhe permita relaxar e sentir-se bem. Vista roupas confortáveis e leve um agasalho se o tempo estiver incerto. Tome um bom café da manhã, evitando alimentos não habituais em sua rotina.
-Antes de sair de casa, providencie um relógio e verifique se pegou todo o material necessário para a prova - é importante levar lápis, caneta e borracha aos quais já está acostumado. Chegue ao local do exame com 20 minutos de antecedência e evite conversar com colegas sobre o concurso. Não se deixe dominar pelo nervosismo alheio.
-Nos minutos anteriores ao recebimento da prova, se desligue do ambiente à sua volta e tente imaginar um lugar tranquilo. Não disperse a atenção olhando para os vizinhos e reserve um tempo para revisar as questões.
-Pais e familiares ficam tão ou mais nervosos que o candidato e podem atrapalhar o desempenho do estudante. É importante demonstrar preocupação com o vestibulando, mas a hora do exame não é o melhor momento para realizar cobranças.
- O ideal é incentivar sem aumentar a pressão, encarando o vestibular como uma disputa esportiva para a qual o atleta deve estar bem preparado, ensina o Guia Para Perder o Medo do Vestibular, elaborado pelo Colégio Dom Bosco, ilustrado por Tiago.