especial para a Folha
Em 1946, o paulista José Bolivar Garcia Lellis inaugurou em Londrina a Bolivar Calçados. Na época, apenas oito funcionários trabalhavam na loja - hoje são 250. A primeira loja está até hoje no mesmo local, na Av. Paraná. O grupo soma onze lojas, com três denominações diferentes.
Em 1955, Bolivar resolveu trocar o comércio de calçados pelas fazendas. Vendeu a loja para o mineiro Jacyr Boechat, que manteve o nome do antigo dono na fachada. Boechat, até hoje proprietário do grupo, foi o responsável pela expansão da rede. A inauguração da segunda filial aconteceu em 69.
ConfusõesDurante muito tempo, grande parte dos clientes da Bolivar acreditava que a empresa pertencia a japoneses. A confusão acontecia porque José Bolivar contratava apenas balconistas japoneses.
Toshie Wagatsumi da Silva - casada com brasileiro - uma das japonesas admitidas por Bolivar, explica a atitude do patrão: ‘‘Quando o seu Bolivar ainda era dono da loja, havia muitos japoneses recém-chegados do Japão em Londrina. Estas pessoas não sabiam falar português e às vezes deixavam de comprar na loja porque não conseguiam se comunicar. Seu Bolivar resolveu o problema contratando nisseis que haviam aprendido a língua em casa’’.
A estratégia deu tão certo que os japoneses passaram a comprar apenas na Bolivar. E quando a loja mudou de dono, Boechat manteve as orientais.
Atual gerente da filial da Praça Gabriel Martins, Toshie é a funcionária mais antiga do grupo. Foi admitida em 1954 como ajudante de pacoteiro, ficou afastada da empresa por dez anos para cuidar dos filhos pequenos, voltou a trabalhar em 1977, aposentou-se e continuou trabalhando na empresa.
‘‘Foi meu primeiro e único emprego. Dediquei minha vida a este trabalho e não me arrependo. Atendi muitos clientes, seus filhos e agora atendo seus netos. Isto faz-me sentir muito bem ’’ , diz Toshie.