Em sua segunda visita a 53ª ExpoLondrina, o governador Beto Richa (PSDB) disse ontem que espera receber nesta semana "a manifestação de algumas empresas (concessionárias de rodovias)" a respeito de Parcerias Público-Privadas (PPSs) para viabilizar a duplicação da PR-445 até Mauá da Serra. A obra é uma reivindicação de entidades da sociedade civil de Londrina.
O governador não deu detalhes de como seriam as PPPs. Questionado pela FOLHA, disse apenas: "Estamos abrindo uma negociação para saber com quanto o governo entraria e com quanto a iniciativa privada entraria (para garantir a obra)", afirmou.
Beto Richa esteve no Parque Ney Braga para entregar uma Patrulha Rural ao Consórcio Cidrepar, formado pelos municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Primeiro de Maio e Sertanópolis. A Patrulha é composta por 13 equipamentos, entre veículos e máquinas e custa R$ 3,4 milhões. "São 30 Patrulhas desta no Estado, que vão ajudar a cuidar de 110 mil quilômetros de estradas rurais", afirmou . Segundo ele, havia 20 anos que o Estado não comprava maquinários do tipo.

Maioridade Penal

O governador foi "emparedado" ontem pela empresária Luciney de Souza, viúva de José Luiz de Souza, proprietário do Depósito São Marcos, assassinado dia 28 de março durante um assalto à sua loja. Assim que desceu do carro, Beto foi abordado por Luciney. Ela pediu o apoio de Beto ao projeto de redução da maioridade penal no Brasil, de 18 para 16 anos. "Quero que o senhor vá junto comigo a Brasília (defender o projeto)", disse a viúva.
Ela estava acompanhada por familiares e pelo deputado estadual Tercílio Turini (PPS). Em resposta, o governador disse que a apoiaria, mas, ao ser questionado se defende a medida, ficou em cima do muro. "Não tenho juízo formado", respondeu.
Durante entrevista coletiva na sequência, o governador contou que se solidarizou com a viúva. "Foi um crime que chocou Londrina e o Paraná", afirmou. Ressaltou, no entanto, que a Polícia prendeu e apreendeu todos os participantes no crime. A quadrilha era formada por três menores e três adultos. "Foram três latrocínios neste ano na cidade. E todos os criminosos foram presos", declarou.
Beto afirma que está avaliando a proposta da redução da maioridade penal. "Mas é um assunto polêmico e complexo. A sociedade e o Estado também precisam assumir seu papel de garantir o futuro das crianças", ressaltou. Na conversa com Luciney de Souza, ele havia dito que quer implantar o ensino integral em 100% das escolas do Estado.
Na mesma solenidade, a viúva cercou o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) para fazer o mesmo apelo. Kireeff pediu a um assessor para agendar audiência com Luciney de Souza. Questionado se apoia a redução da maioridade penal, o prefeito foi sucinto: "Tenho uma outra proposta. Vamos conversar a respeito", disse.

mockup