Nem sempre os nomes das ruas de Arapongas homenagearam os pássaros. Nos primeiros 25 anos do município, ainda se dava nome de pessoas e localidades aos logradouros. Mas uma lei municipal, em 1972, estabeleceu a mudança.
O presidente da Câmara de Vereadores, Antônio de Pádua Tadeu de Oliveira, o Lula, recorda nomes antigos, antes da modificação. ‘‘A Rua J. Monteiro, por exemplo, que homenageava um comerciante local, passou a chamar Rua Perdizes. A Rua XV de Novembro hoje é Papa-Piri, a Desembargador Clotário Portugal passou a se chamar Tico-Tico’’, comenta.
Um fato interessante é que não são os vereadores quem nomeiam as novas ruas e avenidas. ‘‘Pelo decreto, esta tarefa é do prefeito. Ao criar um bairro, os nomes já são definidos no projeto’’, informa. Lula também acredita que os logradouros da cidade vão receber nomes de aves por muitas décadas. ‘‘Além do Brasil ter uma fauna rica, existem milhares de aves em todo o mundo que ajudarão a enriquecer a nossa cidade’’, enfatiza.

mockup