Atrasar IPVA pode dar dor de cabeça
Atrasar IPVA pode dar dor de cabeça
Quando o proprietário não paga o IPVA, pode perder seu veículo, que é legalmente apreendido e depois vai à leilão, como forma de compensar a dívida para com o Estado. O produto da venda também cobre despesas de permanência dos carros nos pátios do Detran, os custos com os editais e as multas de trânsito. Se houver sobra, ela é devolvida ao dono do veículo leiloado.
Em 99, o Detran realizou sete leilões de sucatas, em 17 cidades. Os leilões geraram uma renda de cerca de R$ 1,5 milhão. Foram vendidos 7.801 automóveis, camionetes, motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, reboques e caminhões, que não estavam mais em condições de circular e que foram destinados para desmonte e reaproveitamento das peças e partes metálicas.
Os leilões são realizados periodicamente em Curitiba e também no interior. As sucatas são reunidas em lotes. Normalmente, o preço mínimo de cada veículo é de R$ 10,00, mas o comprador deve levar todo o lote. Os lances são verbais e será considerado vencedor o licitante que oferecer o maior valor pelo lote.
Podem participar dos leilões de sucatas pessoas físicas e jurídicas. Está vedada a participação de menores de 18 anos e de servidores do Detran. As empresas devem apresentar, no dia do leilão, prova de inscrição no CGC e identidade ou CPF do representante legal. As pessoas físicas devem apresentar CPF e identidade.
Quem compra as sucatas nos leilões do Detran tem total segurança porque está adquirindo veículos em situação legal e sem pendências. Além disso, os preços são bons, garante a Comissão de Leilão do Detran.
No ano passado, foram realizados leilões em Curitiba (sete vezes), Cambé (duas vezes), Londrina (cinco), Campo Mourão (uma), Foz do Iguaçu (três), Cascavel (duas), Maringá (três), Ibiporã (uma), Bandeirantes (uma), Cambará (uma), Cornélio Procópio (uma), Jacarezinho (uma), Ponta Grossa (duas), Paranaguá (duas), Paranavaí (uma), Umuarama (uma) e Apucarana (uma).
Neste ano vão continuar sendo realizados os leilões do Detran. Por enquanto existe a expectativa de organizar, pelo menos, mais cinco.





