Ataques afetaram transporte aéreo em todo o planeta
PUBLICAÇÃO
sábado, 09 de setembro de 2006
France Presse 
Paris - As companhias aéreas foram uma das vítimas materiais diretas dos atentados de 11 de setembro de 2001, que provocaram a falência de algumas delas. Além disso, muitas empresas tiveram que se reorganizar para superar a redução do tráfico e o aumento dos custos gerados pelas novas medidas de segurança.
As companhias internacionais registraram prejuízo total de 25 bilhões de dólares durante os anos de 2001 e 2002, segundo a Associação Internacional para o Transporte Aéreo (Iata).
Os atentados contra o World Trade Center, nos quais aviões civis foram utilizados pela primeira vez com objetivos terroristas, representaram um golpe muito duro ao tráfico aéreo mundial, que ainda não conseguiu se recuperar totalmente.
O fluxo aéreo, calculado na proporção do número de passageiros transportados pelo número de quilômetros percorridos, retrocedeu 3,9% no ano de 2001, depois de ter registrado aumentos de 5,3% e 7,6% nos dois anos anteriores, segundo a Iata. Poucas empresas conseguiram obter lucro depois dos atentados.


