FOLHA EXPO 2019 -

Arte com lã de ovelhas

Produtora gaúcha abusa do artesanato como forma de agregar valor à produção de ovinos

Gabrieli Chanthe - Estagiário*
Gabrieli Chanthe - Estagiário*

“Todo meu conhecimento veio da prática, utilizo a pura lã de ovelha”, diz Ilda Canova Silveira que encantou o público com seu trabalho
“Todo meu conhecimento veio da prática, utilizo a pura lã de ovelha”, diz Ilda Canova Silveira que encantou o público com seu trabalho | Marcos Zanutto

A boa fama da ExpoLondrina que corre país afora atrai expositores que aproveitam esta importante vitrine para mostrar seus produtos. É o caso da produtora de ovinos Ilda Canova Silveira, que trouxe pela primeira vez a Londrina sua produção artesanal feita com a lã de ovelhas. 


A agropecuária é há mais de 40 anos a principal atividade da família Silveira. Na propriedade Cabanha Isnil, localizada no município de Taquara (RS), dona Ilda instalou o ateliê Acon Tecer Lã de Ovelha comandado por ela, como forma de  agregar valor ao rebanho. 




Atualmente o ateliê conta com o trabalho de aproximadamente 20 pessoas, e toda a tecelagem é feita de modo artesanal. O processo de criação fica por conta de dona Ilda, que fala com muito orgulho do seu trabalho. “Todo meu conhecimento veio da prática, utilizo a pura lã de ovelha e é muito gratificante ver meus produtos participando de feiras importantes e ganhando prêmios.” 


Na ExpoLondrina ela instalou seu ateliê na Casa da Ovelha, espaço coordenado pelo setor de ovinocaprinocultura, que trabalha visando promover o potencial da cadeia produtiva. Além da lã, os visitantes puderam experimentar queijos e carnes de ovinos. Apesar da diversidade, a artesã comenta sobre a surpresa do público com sua produção. “Acredito que não exista aqui no Paraná alguém que produza como eu. O público tem gostado bastante dos meus casacos”, comemora. 


Os preços das vestimentas feitas com lã por dona Ilda variam de R$ 65 reais, como os cachecóis até R$ 395 reais, como as capas. Os interessados podem conhecer mais sobre os produtos no site www.acontecerladeovelha.com.br. 





Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo