A busca por conforto e exclusividade são os principais motores que aquecem o mercado dos apartamentos de luxo. Espaços bem elaborados, planejados e que visam uma experiência única estão entre os grandes atrativos desse tipo de empreendimento – que chegou em Londrina para ficar e mudar o conceito de alto padrão.

 Le Rêve, o  recém-entregue prédio residencial da A.Yoshii
Le Rêve, o recém-entregue prédio residencial da A.Yoshii | Foto: Divulgação

A grande quantidade de condomínios verticais na cidade a torna um destaque ainda maior no mapa brasileiro de prédios com um alto valor agregado. Diretora-executiva da Vectra, Roberta Alves Nunes Mansano aponta para as assinaturas especiais que esses tipos de apartamentos costumam ter. “Normalmente existem assinaturas em empreendimentos de luxo que têm uma arquitetura e paisagismos diferenciados. Hoje existem assinaturas para qualquer tipo de espaço. Então uma academia, um paisagismo assinado e entre outros agregam uma série de conceitos”, explica.

E a quantidade de apartamentos por prédio não está diretamente ligada com a classificação de um espaço de luxo ou não, como ressalta Roberta Mansano. O que dita esse tipo de empreendimento é, acima de tudo, a exclusividade. Um elevador individual, sem hall de entrada, por exemplo já é um grande diferencial em relação a outros apartamentos.

Artesano, da Plaenge
Artesano, da Plaenge | Foto: Divulgação

Além das assinaturas e exclusividade, questões como qualidade de acabamentos, funcionalidade das plantas e a originalidade da fachada também são os diferenciais de um empreendimento de luxo, como explica o gerente regional da Plaenge, Rodolfo Sugeta. “Outro ponto importante é a localização, com um entorno que ofereça segurança e praticidade ao dia a dia graças ao fácil acesso e presença de uma rede de serviços consolidada. São detalhes que agregam um valor imensurável nos dias de hoje, que é o tempo de qualidade para estar com a família, relaxar e realizar atividades que dão prazer e proporcionam qualidade de vida”, ele enfatiza.

Detalhes do banheiro de uma das suítes do Wave: exclusividade no projeto é grande diferencial, diz diretora da Vectra
Detalhes do banheiro de uma das suítes do Wave: exclusividade no projeto é grande diferencial, diz diretora da Vectra | Foto: Isabela Mayer/Divulgação/Vectra

NOVO CONCEITO SOBRE MORAR BEM

Os dois anos últimos anos foram acompanhados por uma série de mudanças profundas em todo o mundo. A pandemia do novo coronavírus levou, de forma obrigatória, as pessoas às suas próprias casas. O espaço restrito e seguro ressignificou o que é lar e a maneira que se ocupam esses locais.

De acordo com a diretora de Incorporações da Quadra, Fernanda Carrara Pires, o nicho de imóveis de luxo é hoje um mercado em ascensão. “O público-alvo são clientes com maior poder aquisitivo e que são menos impactados pelos reveses das instabilidades econômicas e ainda agregaram como conceito de produto imobiliário a exclusividade e o proporcionar experiências – novas tendências e aspiração do mercado consumidor após a pandemia”, ressalta.

A mudança de comportamento e novos hábitos das famílias nesses últimos dois anos também é outro ponto a ser considerado, segundo o diretor executivo do Grupo A.Yoshii, Rogério Venturini. “As famílias passaram a valorizar o conceito de ‘morar bem’, com localização privilegiada, próximo a comércio e serviços, e com estrutura de lazer, buscando muito a qualidade de vida”, ele reforça.

"O Metropolitan Med Center é sem dúvida a primeira torre comercial de luxo de nossa cidade", diz Fernanda Pires,  diretora de Incorporações da Quadra
"O Metropolitan Med Center é sem dúvida a primeira torre comercial de luxo de nossa cidade", diz Fernanda Pires, diretora de Incorporações da Quadra | Foto: Divulgação

Já Roberta Mansano aponta para a migração de famílias que tradicionalmente residiam em condomínios horizontais e, hoje, preferem os apartamentos. Essas famílias, segundo a profissional, querem manter as vantagens de uma casa, como espaço e aproveitamento, mas também procuram otimizar outros aspectos do dia a dia. “Os motivos são diversos: seja porque a família diminuiu, os filhos saíram de casa. Existe uma demanda muito forte desse público, que morava em condomínios ou em casas grandes e que estão interessadas em uma praticidade ou em se atualizar”, ela afirma.

O design  de interiores das áreas comuns do Artesano é assinado por um escritório de arquitetura de Dubai
O design de interiores das áreas comuns do Artesano é assinado por um escritório de arquitetura de Dubai | Foto: Divulgação

TAMANHOS VARIADOS

Engana-se quem acredita que os apartamentos de luxo são apenas aqueles com um espaço gigantesco. Segundo Rogério Venturini, “o mercado imobiliário de luxo/alto padrão está inserido no perfil de apartamentos com metragens generosas, mas os imóveis menores também se encaixam nesse conceito, porque consideramos muito mais a questão dos atributos (como localização diferenciada até o projeto arquitetônico), do que apenas as metragens”. Venturini ainda destaca os diferenciais nos acabamentos, no design arquitetônico, no conforto e, principalmente, na qualidade de vida quando se trata de apartamentos de luxo.

Wave, da Vectra: cada apartamento conta com 472m² e 4 suítes
Wave, da Vectra: cada apartamento conta com 472m² e 4 suítes | Foto: Isabela Mayer/Divulgação/Vectra
Com o Metropolitan Med Center, a Quadra aposta no segmento luxo para a área comercial
Com o Metropolitan Med Center, a Quadra aposta no segmento luxo para a área comercial | Foto: Divulgação

Fernanda Pires também afirma que esses empreendimentos são desenvolvidos com foco nas tendências de mercado. Assim, são altamente flexíveis e personalizáveis, pois sofrem uma grande influência externa, como conceitos emergentes e tecnologias variadas, por exemplo. De acordo com a empresária, “um imóvel de luxo é aquele que independe de seu custo, metragem ou uso (residencial/comercial/misto), já que possui como prioridade oferecer a seus adquirentes sensações e sentimentos que só serão encontrados neste tipo de espaço. O imóvel de luxo tem como meta surpreender – criar e superar novas expectativas e necessidades do seu público-alvo”.

ARQUITETURA EXCLUSIVA

Ao realizar um projeto para um apartamento de luxo, a arquiteta Juliana Meda afirma que não existe um padrão, muito pelo contrário: os clientes buscam um diferencial que pode ser explorado nos mínimos detalhes. “Para alguns clientes o luxo são móveis assinados, peças de marca e trabalhos com arquitetura Armani, por exemplo. Já outros querem um mobiliário brasileiro, bem assinado e confortável. Então, essa relação do luxo é muito diferente na gama desse público A”, explica.

A ideia de personalização é a palavra-chave para esses apartamentos. Ainda de acordo com Meda, “o cliente que procura um empreendimento desses quer algo que ninguém tem. Então, ele vai procurar algo exclusivo”. Assim, o trabalho de um arquiteto responsável pelo projeto de um apartamento de luxo é detalhado, pois foca na relação do dono do imóvel com a família, a linguagem e estilos próprios, criando um ambiente totalmente personalizado.

Dessa forma, a ideia de luxo vai muito além de um alto valor agregado aos detalhes e ao projeto do apartamento. Para a arquiteta, “a relação do luxo com o conforto é muito grande. Um design bem-feito, que se encaixa no corpo teve uma ascensão pós-pandemia”. O próprio uso das peças de decoração tem um valor muito maior atualmente, afirma a profissional. Um mobiliário que antes era só um enfeite, hoje, tem um valor sentimental e de usabilidade agregado. “Não se compra mais um mobiliário só para ter, só por comprar. Agora, são peças escolhidas a dedo e que vão ficar para família”, enfatiza Juliana.

 Fachada do Le Rêve: "As famílias passaram a valorizar o conceito de morar bem", diz diretor da  A.Yoshii
Fachada do Le Rêve: "As famílias passaram a valorizar o conceito de morar bem", diz diretor da A.Yoshii | Foto: Divulgação

PERPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

Com um mercado em forte ascensão, o ramo de apartamentos de luxo é altamente visado por construtoras e potenciais compradores. O número positivo de lançamentos e vendas anima Rogério Venturini. “Dados do Indicador Abrainc-Fipe do último trimestre móvel (maio, junho e julho) mostram que os imóveis de Médio e Alto Padrão tiveram uma elevação de 477% no número de lançamentos, quando comparado ao mesmo período de 2020. Quanto às vendas, houve um aumento de 41,7% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Em Londrina, o ritmo não é diferente”, ressalta.

Ainda sobre o crescimento desse tipo de empreendimento na cidade, Rodolfo Sugeta reforça: “em Londrina, esse mercado tem se desenvolvido pelo contato cada vez maior das pessoas com os grandes centros, por meio de viagens internacionais que permitem conhecer esse estilo de vida, inclusive por se hospedarem em hotéis e resorts de altíssimo padrão no mundo todo. A forte presença do agronegócio na economia da região é um impulsionador deste movimento.”

Para quem pensa em investir em apartamentos de luxo, a Nova Prochet e Gleba Palhano são as regiões da cidade que prometem prosperar nos próximos anos, como aponta Roberta Alves. Quanto aos preços, o metro quadrado costuma variar entre 10 e 12 mil reais.

EMPREENDIMENTOS DE LUXO EM LONDRINA

Lançado pela construtora Vectra, o Wave é um dos primeiros empreendimentos de luxo de Londrina. O prédio fica localizado na Avenida Adhemar Pereira de Barros e conta com 472m² e 4 suítes. “Uma verdadeira casa suspensa. Um projeto arquitetônico imponente e inovador. Wave. Extraordinário em cada detalhe”, resume o site oficial da Vectra.

O recém-entregue prédio residencial da A.Yoshii, Le Rêve, é mais um exemplo desse tipo de empreendimento. Outro lançamento que promete surpreender o seleto público dos apartamentos de luxo tem data prevista para 2022, de acordo com Rogério Venturini. “O edifício terá uma das melhores localizações da região, no alto da rua Ernâni de Lacerda de Athayde, em um terreno nobre e único. Os apartamentos terão área privativa de 380 m² e quatro suítes, num projeto arquitetônico icônico e com o padrão de qualidade reconhecido da A.Yoshii. Com certeza, esse empreendimento irá revolucionar o mercado de luxo em Londrina”, ele reforça.

Já a Plaenge apresenta o Artesano, lançamento resultado de um amplo estudo de mercado e que combina design internacional e arquitetura contemporânea. Segundo Rodolfo Sugeta, o empreendimento “foi concebido por arquitetos, paisagistas e luminotécnicos que são referências no mundo todo e trouxeram para o empreendimento essas experiências. O projeto do apartamento decorado e o design de interiores das áreas comuns foram assinados pela LW Design Group, escritório de arquitetura com sede em Dubai, especializado em projetos de interiores de alto padrão e hotelaria de luxo.”

Ainda no ramo dos empreendimentos de luxo, a Quadra Construtora apostou na área comercial, em um edifício voltado para a área da saúde. “O Metropolitan Med Center é sem dúvida a primeira torre comercial de luxo de nossa cidade! É um projeto exclusivo e único, inovador em todos os sentidos, altamente tecnológico, sustentável e personalizável e possui uma localização ímpar, o que sem dúvida antecipa as expectativas dos seus clientes – principalmente profissionais da área da saúde e seus pacientes - e gerará encantamento aos clientes e usuários de empreendimento”, enfatiza Fernanda Pires.

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