Aparecida - Pelo menos 50 mil pessoas visitaram ontem o Santuário Nacional de Aparecida para rezar pelo Papa João Paulo II. A direção da basílica esperava cerca de 39 mil pessoas. O clima era de tristeza no maior centro de peregrinação do País. ''Eu sei que ele não precisa de oração, pois era um santo, mas vim para rezar pra ele'', disse a aposentada Maria Aparecida Sampaio, que saiu de Osasco com a família para orar por João Paulo. ''Vou dedicar o domingo a ele''. As missas aconteceram de duas em duas horas, das 6h às 18 horas.
A celebração das 8 horas, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, foi acompanhada por 30 mil fiéis, que lotaram o Santuário. Fotos do papa estavam no altar e o nome do pontífice foi citado em diferentes momentos. ''Estamos unidos na dor, mas vamos rezar para que Deus o recompense por todo sacrifício dispensado à humanidade.''
A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acompanhada por uma gravação na qual o papa, em visita à basílica em julho de 1980, sagrou a igreja à padroeira do Brasil. Um pôster do papa acompanhou a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, momento de aplausos e muito choro.
''A saudade já é grande. Para mim, o papa era como Jesus na terra'', disse a dona de casa Isabel do Carmo de Souza, de Itápolis.
Na sala das velas, o papa também foi homenageado. Ninguém deixava o local sem dedicar a ele uma vela e fazer suas orações. ''Esta aqui é pra ele'', disse a pensionista Maria Matos Azevedo, de 72 anos, de Palhoça (SC). Sem conter o choro ela contou que viu o papa bem de perto quando ele visitou o Brasil, ''Eu sei que ele está muito feliz agora''.
Em entrevista coletiva o arcebispo de Aparecida falou sobre a sucessão do papa João Paulo. ''Para nós não importa a origem do papa que vai ser eleito. Claro que se fosse um latino-americano, um brasileiro, nos causaria muita alegria'', disse Dom Raymundo Damasceno.

mockup