A n s i e d a d e
Depois de uma estafante rotina de estudos, chega a tão esperada hora de se sentar à frente das provas e resolver as questões que podem garantir sua entrada na faculdade de seus sonhos. Livros, fórmulas, mapas, tabelas periódicas, simulados...
O esforço de um ano inteiro vai ser avaliado em apenas quatro dias destinados à realização do vestibular. Às vésperas da prova, muita calma e alguns cuidados extras podem ser decisivos para o seu bom desempenho no concurso.
Os psicólogos são unânimes ao afirmarem que não adianta querer dar conta de todo o conteúdo exigido apenas no dia anterior ao exame. O candidato bem preparado é aquele que cumpriu satisfatoriamente um programa de estudos bem elaborado e tem todas as informações necessárias na cabeça. Se você se enquadra nessas características, não há motivo para preocupação. Sentir medo e ansiedade é normal e faz parte do processo, mas tenha sempre em mente que você estudou bastante durante o ano e está preparado para enfrentar a maratona de provas.Não se desespere ao ter a impressão de haver esquecido tudo que aprendeu durante o ano. A sensação é passageira e as informações com certeza vão aparecer no momento da exame.
No livro ‘‘Vestibular Sem Medo’’, o autor Renato Amaral - aprovado quatro vezes no concurso da Fuvest - ressalta que a véspera das provas não é o momento ideal para estudar profundamente os tópicos que foram deixados para trás. Porém, vale fazer uma revisão das matérias em que encontra dificuldades.
É permitido passear para refrescar a cabeça, mas evite as noitadas e festas que assolam a cidade nesse período. Uma boa noite de sono recompõe as energias e colabora para bom o desempenho do candidato. Ressaca e vestibular é uma combinação que nunca vai dar certo.