São Paulo - A paranaense Grazielli Massafera é capa mais vendida de 2005 da revista ''Playboy'', que comemora 30 anos no Brasil mostrando beleza e fôlego invejáveis para uma publicação com tanto tempo de existência. E impõe um respeito que não se restringe à panelinha masculina. Pesquisa feita pela revista há dois anos apurou que 35% das mulheres posariam para a Playboy de graça. Além disso, 20% das cartas que chegam por mês à redação são escritas por moças.
Apesar de suas vendas atuais serem as mesmas de 19 anos atrás média de 350 mil exemplares por mês , a revista vai bem, obrigada. ''Revista no Brasil é cara, além do índice de leitura 'per capita' ser bastante baixo'', diz Rodrigo Velloso, diretor de redação da Playboy há um ano e meio. ''As seis mais vendidas da história foram lançadas em uma fase boa da economia brasileira.''
O segredo para turbinar as vendas, segundo jornaleiros e a própria ''Playboy'', é ficar de olho em quem está na mídia. ''Mulher desconhecida não vende'', diz Valdecir Fernandes, 42 anos, gerente de uma banca na região central da capital paulista. A edição da ex-BBB Grazi, apesar de ter sido criticada por seu tom comportado, é a mais vendida do ano. Só Fernandes vendeu 164 unidades. No restante do País, Velloso calcula que as vendas chegarão a 525 mil exemplares.
Convidar famosas para a capa é a melhor idéia para fazer a revista render, mas é difícil convencer jovens atrizes a ficarem ''mais à vontade''. ''Nos anos 70, posar nua era coisa de vanguarda'', diz Velloso. Ele acha que as atrizes que não aceitam posar precisam ser respeitadas. ''Mas acho hipocrisia recusar a capa da Playboy e surgir nua em um filme.''
A Playboy se virava muito bem antes do Photoshop, software que esconde imperfeições. Além da maquiagem, há histórias até de seios puxados com fita crepe. As manchinhas na pele de Juliana Paes na foto que vazou na Internet são causadas pelos flashes, que ressaltam detalhes com crueldade. ''O público pôde vê-la seminua na TV e notar que ela é perfeita. E na TV não dá para usar Photoshop'', diz Velloso.

mockup