Alunos vão acompanhar crescimento das árvores
Além de plantar as mudas, os alunos e professores da escola Eny Caldeira e dos outros colégios envolvidos no projeto assumem o compromisso de acompanhar o crescimento das árvores e cuidar para que o replantio da mata ciliar alcance o objetivo. ''Estou muito feliz de poder participar. Eu moro aqui perto e sempre vejo coisas sendo jogadas no rio. Minha mãe já teve de chamar a atenção de várias pessoas que estavam atirando objetos'', comentou Fernanda Risenberg, de 10 anos, aluna da quarta série.
Outro que também estava animado com o projeto era Vinícius Zarugner, de 8 anos, aluno da terceira série. ''Isso que estamos fazendo é muito bom para a natureza. No futuro, este rio poderá ter peixes outra vez'', afirmou. Junto com ele, Leonardo Fernandes, de 10 anos, que estuda na quarta série fazia questão de dizer que já havia plantado um limoeiro no quintal de casa.''É bacana o que está acontecendo aqui. A mata ciliar é que protege a margem do rio, por isso precisamos fazer esse trabalho'', destacou.
O plantio das mudas às margens do rio transformou-se numa aula prática para os alunos de Solange Albuquerque, que ensina Biodiversidade na escola Eny Caldeira. O entusiasmo da garotada contagiou a professora, que afirma procurar associar o ensino em sala de aula com atividades práticas. ''Todos, em geral, são muito interessados e dizem estar preocupados em salvar a natureza. Eles superaram as minhas expectativas. Agora cabe a nós, adultos, orientá-los para que a vontade deles torne-se realidade'', observa. (L.X.)





