Arquivo FolhaFHC esteve no Paraná em janeiro para a inauguração da fábrica da VW-AudiAltos e baixos caracterizaram economia
Como no País, a economia no Estado passou por altos e baixos ao longo do ano. Logo no começo de 1999, em Londrina, a Mesbla fechava sua loja. Mas, ao lado disto, em janeiro, o presidente Fernando Henrique Cardoso esteve no Paraná, inaugurando a fábrica Volkswagen-Audi, em São José dos Pinhais. Na mesma época, a Dixie Toga anunciou a construção de nova unidade, em Londrina.
Com a eclosão da crise provocada pela desvalorização do real, as dificuldades começavam a se patentear, logo no começo de fevereiro. Um levantamento feito à época revelava que as vendas caíam em todo o Estado, devido à falta de crédito. Na mesma ocasião, tanto a CSN quanto a Dixie Toga adiavam investimentos por causa da crise. Por outro lado, a empresa produtora da Caninha Oncinha definia terreno para construir uma unidade, também em Londrina. E outra visita presidencial era registrada em fevereiro, desta vez para inaugurar a fábrica da Tafisa, em Piên.
Boas notícias também no começo de março: bom resultado agrícola impulsionava a economia no Estado que recebeu, ainda, no dia 27, de novo, o presidente FHC, agora para inaugurar a Usina de Salto Caxias em Capitão Leonidas Marques.
Em abril, anunciava-se a construção de quatro novos hotéis em Londrina e no mês seguinte o governador Jaime Lerner participava da inauguração de uma fábrica de cadernos, em Astorga.
Em junho, porém, as coisas começavam a se complicar. A empresa de telefonia anunciava a demissão de 600 funcionários. Uma decisão judicial, em agosto, determinava, porém, a recontratação dos demitidos. E o Banestado lançava plano de demissão voluntária, com grande adesão. Na esfera privada, a construção civil registrava queda de emprego. E no final do mês, o Estado adiava o pagamento dos servidores, por ‘‘falta de caixa’’.
Julho marcava um agravamento na ‘guerra fiscal’ do Paraná com São Paulo. Em agosto, o governador de São Paulo revogava o Simples do Estado, responsável pela deflagração da disputa. E, logo em seguida, no dia 10, anunciava-se uma ação de São Paulo contra o Paraná devido à isenção de ICMS na importação de equipamentos.
Paralelamente, havia boas notícias, como o contrato para a construção de três novas termelétricas no Estado e a melhoria no quadro de emprego. Para complicar, a greve dos caminhoneiros deflagrada no fim do mês provocou problemas em todo o País e causou um prejuízo de 7 milhões para a agricultura paranaense.
A situação das finanças públicas também era complicada e o Paraná começava a lutar para conseguir receber antecipadamente os royalties de Itaipu. Em novembro a Assembléia Legislativa aprovou a medida.
Já no final do ano, Londrina assistia à abertura de um novo shopping, no centro, o Royal Plaza.

mockup