Alimentação - Onde comer
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de janeiro de 2000
Quem quiser fazer uma prova tranquila, sem queimação no estômago ou sonolência, deve cuidar da boca. Uma alimentação mais leve, sucos no lugar de refrigerantes e frutas em substituição aos doces são mais indicados para os dias de maior nervosismo.
Para alegria de muitos vestibulandos, a nutricionista londrinense Maria Alice Sampaio recomenda chocolate, sem restrição. O chocolate tem uma substância (teobromina, encontrada no cacau) que age no cérebro, diminuindo a depressão e que dá uma sensação de bem estar, afirma. Diferente dos doces, que vão causar fermentação e, consequentemente, sonolência.
Jejum nos dias de prova, nem pensar, causa hipoglicemia. O candidato poderá sentir fraqueza, tontura, sudorese e falta de concentração.
Os cuidados com a alimentação devem começar pela manhã, com suco, frutas, leite e cereais. No almoço, feche os olhos para comidas gordurosas. Prefira carne magra, verduras e legumes e no jantar, repita a dose ou opte por uma boa sopa. Os refrigerantes também devem ser tomadas com moderação porque fermentam.
Nas festas, evite os excessos com bebidas alcoólicas. Ressaca e prova, definitivamente, não combinam.