Gás natural
  A segurança, a economia e a praticidade proporcionadas pelo gás natural às residências será o tema da palestra da qual vão participar síndicos e zeladores de edifícios na noite desta quinta-feira, dia 19, na Rua Dr. Pedrosa, 475, 2º andar, Centro. O gás natural faz parte do módulo sobre segurança nas instalações prediais de gás do curso Manutenção Predial ministrado pela Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis). O módulo sobre gás natural será realizado das 19 às 22 horas. Durante a palestra, o engenheiro Georg Kandauroff, da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), apresentará um histórico do uso do gás natural no Paraná e focará na utilização residencial, com as vantagens para os condomínios, já que o produto é mais seguro e mais barato (cerca de 30%) que o gás liquefeito de petróleo (GLP). Hoje, o gás natural residencial é distribuído pela Compagas a 1.887 apartamentos de Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 3259-6032.

Cinema Digital
  Os cineastas Fernando Severo, Diego Lopes e Gil Baroni coordenam o curso de Cinema Digital que será realizado no Centro Europeu a partir de 14 de agosto. Durante o curso, que tem duração de um ano letivo, serão abordados roteiro, produção, direção, direção de fotografia, direção de arte, design de som, edição, produção e outras áreas de atuação. Os alunos poderão utilizar equipamentos e estúdio que permitem a produção de trabalhos de ficção e documentários, possibilitando a realização de filmes digitais em resolução SD (Standard) e HDV (Hight Definition). Também contam com ilhas de edição não-linear de imagem e som para finalizar trabalhos simultâneos e terão aulas práticas desde as primeiras semanas, participando de equipes de filmagem em variadas funções. As aulas são de segunda a quinta-feira e os interessados podem optar pelos turnos da manhã, tarde ou noite. Mas informações pelo telefone (41) 3021-6669 e no site www.centroeuropeu.com.br.

Gravuras na UFPR
  O Projeto de Extensão Oficina Permanente de Gravura da Universidade Federal do Paraná está com inscrições abertas para cinco cursos no segundo semestre. Há vagas para: Serigrafia e Moda (quintas-feiras, das 19 às 21h30); Gravura e Interferência Urbana (segundas-feiras, das 19 às 21h30); Quadrinhos (quartas-feiras, das 16 às 19 horas, de 10 a 15 anos; e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, a partir de 16 anos; O Desenho e o Espaço Construído (terças-feiras - turma A - das 19 às 22 horas; e quartas-feiras - turma B - das 19 às 22 horas; Gravura Alternativa: uma possibilidade para a sala de aula (sábados, das 9 às 12 horas, este último voltado para professores da área de artes. Inscrições no Departamento de Artes da UFPR (Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel). Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 9928-2803.

Gentileza convida
  A primeira edição do projeto ‘‘Gentileza Convida’’ apresenta, a partir das 22h30 desta sexta-feira, dia 20, no Porão Rock Club (Rua Carlos Cavalcanti, 1.188, Centro) show com a banda carioca Supercordas (foto), os caipiras curitibanos do Charme Chulo e os anfitriões Heitor & Banda Gentileza. O evento será realizado mensalmente na casa noturna curitibana, considerada a quarta melhor do país pelo Prêmio Toddy de música independente. Será cobrada entrada de R$ 9,00. Mais informações pelo telefone (41) 3324-8678, ou nos seguintes endereços: www.myspace.com/gentileza e www.myspace.com/poraorockclub.

mockup