A sobriedade do traje masculino
Eles, de fato, não chamam tanta atenção como as noivas. Mas nem por isso podem descuidar do terno que vão usar no dia do casamento. A regra é básica: noivo deve ser sóbrio.
Os noivos se preocupam com o terno, sim. Os homens estão mais vaidosos e, na condição de noivos, querem estar bem. Muitas vezes eles chegam com uma ideia, mas acabam mudando, devido, principalmente, às opções de tecidos. Hoje fazemos muitos ternos em tafetá de seda, cetim de seda, zibeline, shantung. São tecidos lindos e que caem super bem. As roupas estão mais modeladas no corpo e, para um terno impecável, é preciso ter material, corte e costura de ótima qualidade, comenta Gavioli.
Hoje os modelos mais usados são o tradicional completo, composto por paletó, colete, calça e camisa, o que deixa o noivo sempre elegante independentemente do grau de formalidade. O meio fraque, um terno que pede formalidade, que inclui paletó normal preso por um botão, acompanhado por um colete. A calça risca de giz e colete cinza chumbo é o que há de mais formal nesse tipo de traje. O noivo fica elegante sem exageros.
Por último, o modelo casaca, bastante luxuoso e deve ser usado somente à noite. O paletó, tradicionalmente com três botões de cada lado, curto na frente e com cauda bipartida, camisa branca, gravata plastrom, colete em V ou U com três botões nacarados faz da casaca um traje feito para casamentos extremamente formais e importantes.
Entre esses modelos, o terno tradicional ainda é a opção da maioria dos homens e, preferencialmente, em cores escuras, mesmo os que se casam de manhã. A cor clara também é bem vinda, mas somente para casamentos durante o dia. Também está muito em alta as abotuaduras, bem como o lenço e a flor que podem, sem problema, serem usados juntos. Gravatas diferentes também estão na moda, diz Gavioli. (E.S.)





