Com uma jogabilidade mais refinada comparada a anos anteriores e valorizando os times brasileiros, PES 2018 - da Konami - chega em sua nova versão mais uma vez disposto a brigar de igual para igual com seu principal concorrente, o FIFA (ainda não lançado este ano), neste "clássico" de quem leva a melhor nos campos virtuais.

Fluidez na movimentação

Lançado no dia 12 de setembro, PES 2018 prova que aquele papo que é um jogo mais "arcade", para jogadores que não curtem simulação, ficou para trás. Com o sistema chamado Real Touch+, os jogadores passam a dominar a bola com diferentes partes do corpo, o que influencia demais na realidade dos movimentos e, claro, deixa a jogabilidade mais fluída, cadenciada com uma partida real e menos robótica.

Gráficos e ambientação caprichados

Em relação aos gráficos, a Konami mostra que tem investido nas expressões faciais dos jogadores mais famosos, incluindo dos times brasileiros. O pré-jogo também está muito bonito, desde a entrada dos jogadores em campo até as cutscenes durante a partida, muito bem desenvolvidas e que colocam a ambientação do game no topo em relação às últimas versões.

Novos modos de jogo
A Konami trouxe um modo que era famoso lá atrás, no Playstation 2, chamado "Partida Aleatória", em que há uma mistura de jogadores – que você pode inclusive "roubar" do seu oponente antes da partida – numa espécie de sistema de cartas. Foi também incluído o clássico modo "coop", em que é possível jogar em até três pessoas contra o CPU.

Foco no Brasil

A dificuldade das licenças continua sendo o grande "calcanhar de aquiles" do PES 2018, mas é preciso ser justo: o Konami faz de tudo para entregar aos brasileiros o maior número de times do nosso Brasileirão, da forma mais imersiva possível. Nesta versão, temos elencos completos de Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, São Paulo e Palmeiras e estádios fieis à realidade! A maior novidade é São Januário, do Vasco, que está muito caprichado.
Sem esquecer que devido a essa dificuldade de licenças que o FIFA não tem, a empresa sempre deixa aquele "esquema maroto" dos Option Files, em que os jogadores podem importar arquivos e atualizar clubes, escudos e jogadores de forma bem simples.

Nota: 9

Sem dúvida, a Konami continua fazendo um trabalho magnífico em busca de colocar o PES de volta no coração dos fãs, depois que muitos migraram para o FIFA. É bem verdade que tem muita coisa para evoluir, principalmente no quesito "licenças", mas em relação à jogabilidade, os esforços tem surtido efeito. Nota 9 para um jogo que vai divertir demais os apaixonados por futebol nesta nova temporada.