Sabe aquele torneio charmosão de tênis, que consagrou Gustavo Kuerten, o Guga, como maior tenista brasileiro da história, o Roland Garros? Então, tem uma galera que entra em quadra de quinta-feira (12) a domingo (15) em busca de uma vaguinha para jogar a competição na França. Entre eles o londrinense Miguel Danelon, 17 anos, filho do ex-presidente da FPF (Federação Paranaense de Tênis) e um dos vices da (CBT) Confederação Brasileira de Tênis, José Guilherme Danelon.

Miguel Danelon, 17 anos, busca uma vaga em Roland Garros
Miguel Danelon, 17 anos, busca uma vaga em Roland Garros | Foto: Divulgação



O garoto embarcou para Belo Horizonte animado para a disputa do Roland Garros Junior Wild Card Competition by Longines. O torneio reúne juvenis com idade até 18 anos, no feminino e no masculino, de diferentes regiões do País. A competição é realizada de forma conjunta pela CBT e Federação Francesa de Tênis. Os campeões garantem vaga no qualifying juvenil de Roland Garros, em Paris, na França, no final de maio.

"É um torneio muito difícil, que tem os melhores jogadores do Brasil, mas venho treinando bem e a expectativa é sair de lá campeão. Venho jogando torneios mais fortes", afirmou, empolgado, Miguel, que treina no Clube Curitibano, na Capital.

Ele aponta o momento atual como o melhor da carreira e lembra que teve uma evolução significativa nos últimos meses. "O ultimo ano foi muito bom, cresci muito! Comecei a treinar no Clube Curitibano, onde estão me dando todo apoio e estrutura para evoluir e devo muito desse crescimento a eles. Terminei 2017 em 20º do Brasil e pontuando no ranking mundial (ITF) depois de um gira de cinco semanas, que foram Chile (Santiago), Argentina (Piñamar), Itajaí-SC, Salvador e Florianópolis. No final do ano joguei meu primeiro torneio no profissional, um Future de 15 mil dólares de premiação, mas acabei perdendo na semifinal do qualifying", relatou.

Além de Miguel, outros três paranaenses estão no páreo: Eduardo Taiguara, Julia Klimovicz e Thais Andreotti, todos de Curitiba. Os campeões do qualificatório em Belo Horizonte disputarão o qualifying em Paris com os vencedores dos torneios semelhantes da Índia e da China. Os campeões entre os países já entram direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.