O Londrina Titans venceu no domingo (15) a final da Flag Cup Sixteen por 46 a 12 contra a equipe Avaré Scorpions, em partida realizada no aterro do lago Igapó. O time londrinense decidiu a competição em casa por ter a melhor campanha da fase de classificação. Em todo o torneio, foram sete jogos, cinco vitórias e duas derrotas.

De acordo com o técnico do Titans, Guilherme Muraoka, a equipe foi a única participante de fora do campeonato disputado por times paulistas, já que a modalidade ainda não tem muitos praticantes no Paraná. O Londrina Titans é o único time juvenil de flag do Estado. Ele explicou que a modalidade surgiu do próprio futebol americano como uma ferramenta para ensinar o esporte para atletas mais novos. "O campo é reduzido, cada time tem cinco atletas e não existe o contato físico como no futebol americano. Isso é uma vantagem para os adolescentes, principalmente para facilitar a liberação dos pais para os treinamentos e jogos", comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina Titans é campeão da Flag Cup Sixteen no Igapó
| Foto: Divulgação



O treinador ainda detalhou como funciona as jogadas de ataque e defesa, sem a presença de times especiais ou do "kicker", funções presentes no futebol americano. "Todos podem receber os passes do quarterback, inclusive o center que após o 'snap' também se torna um recebedor. Na defesa, os cinco atletas desempenham a função de impedir o touchdown do adversário", explicou o treinador, que trabalha com o Titans desde fevereiro deste ano.

O próximo compromisso do Titans será no dia 5 de novembro, quando a equipe viaja até Jundiaí (SP) para a disputa do Flag Football sub-14. Além disso, o time trabalha na aquisição dos equipamentos completos para a disputa de torneios "full pads". "Nosso objetivo agora é promover campanhas em parceria com o Green Açaí para arrecadar dinheiro e comprar nossos equipamentos. O campeonato under-19 é anual, mas 2018 será o ano de estruturar o time para competir em 2019", projetou.

Muraoka também ressaltou que os resultados dos Titans são importantes para o flag football paranaense. "No Estado, existem mais quatro equipes no adulto. Pretendemos fazer um Campeonato Paranaense. Neste caso, os atletas mais velhos disputarão o torneio".