Imagem ilustrativa da imagem Paulo Briguet será cidadão de Londrina
| Foto: Reprodução/Facebook


Nesta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores, o jornalista e escritor Paulo Antônio Briguet Lourenço estreitará os laços com a cidade que o acolheu há 29 anos e que tornou-se sua grande paixão. Por iniciativa do vereador Filipe Barros (PRB) e apoio da maioria dos parlamentares, Briguet receberá o Título de Cidadão Honorário de Londrina durante solenidade a ser realizada às 20 horas, na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online por meio deste site.

Sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) por meio da lei nº 12.505/2017, a concessão da honraria foi uma surpresa para o jornalista, que nasceu em São Paulo e chegou à cidade aos 18 anos, para estudar na Universidade Estadual de Londrina (UEL). "Soube que receberia o título lendo a notícia no jornal. Nunca imaginei ser merecedor de tamanha homenagem", afirma, para logo depois reconhecer, emocionado: "Posso não ter muitos méritos, mas um eu sei que tenho – amo muito esta cidade."

Esta estreita relação foi lapidada durante as quase três décadas de caminhadas e olhar atento pelas ruas de Londrina. Primeiro como estudante, depois como profissional da antiga Rádio Tabajara (atual CBN), da Folha de Londrina, da Agência Egg Comunicação Criativa, do Jornal de Londrina e da Gazeta do Povo. Briguet ainda foi assessor de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), fez crônicas para a Rádio UEL FM e, em janeiro de 2016, voltou a publicar diariamente seus textos na Folha de Londrina, na coluna Avenida Paraná.

Mas para o jornalista o amor que sente pela cidade é um mistério. Assim como são mistérios, lembra ele, as coisas mais importantes da vida. "Hoje sei que a tristeza que sentia no passado era de saudade de Londrina, antes mesmo de conhecê-la. E sempre que saio daqui sinto muita, muita saudade. Não consigo me definir sem mencionar Londrina."

Além dos trabalhos nas redações e como assessor de imprensa, Briguet já publicou quatro livros, o primeiro deles, "Diário de Moby Dick", em parceria com o pai, Paulo Lourenço. Recentemente finalizou a biografia institucional do Colégio Mãe de Deus, com lançamento previsto para o próximo mês de dezembro. Também escreveu duas adaptações de textos teatrais - "O Velho Malandro", interpretado pelo ator e jornalista Apolo Theodoro, e "Nas Alturas", monólogo com o ator Paulo Braz, este último falecido recentemente. Aos 47 anos, Briguet é casado com a também jornalista Rosângela Vale e é pai de Pedro, de 7 anos.

INSPIRAÇÃO
— O jornalista revela que o Titulo de Cidadão Honorário será como sua segunda certidão de nascimento. "Eu já era londrinense de coração. Agora serei londrinense de certidão. Isso tem uma força inimaginável", afirma. Para Paulo Briguet, o reconhecimento que está prestes a receber não é uma conquista solitária. "Esta honraria se deve, em grande parte, a pessoas e instituições que me ajudaram. Pessoas como José Hosken de Novaes, João Milanez, Domingos Pelegrini, Nilson Monteiro, Padre José Kentenich (fundador do Movimento de Schoenstatt), Madre Leônia Milito e David Dequêch (pioneiro de Londrina e um dos fundadores da Acil), que me inspiraram e continuam a me inspirar. Graças a elas me fiz merecedor deste tíitulo", ressalta o cronista, lamentando apenas a impossibilidade de ter os pais, Aracy e Paulo (já falecidos), presentes à cerimônia. "Tenho certeza que eles seriam os mais entusiasmados."

O vereador Filipe Barros destaca a generosidade do jornalista, sua forte ligação com a cidade e sua capacidade de identificar os anseios dos londrinenses. "Trata-se de uma das pessoas de coração mais generoso que eu conheço. Mesmo não tendo nascido em Londrina, ele sempre a defendeu em seus textos. No aspecto profissional, não se trata apenas de um jornalista, mas de um poeta que consegue materializar os sentimentos das pessoas. Esta homenagem é, portanto, uma retribuição que a cidade pode dar a tudo o que Paulo Briguet já fez por ela."

(Texto de Silvana Leão, jornalista da Câmara.)