Imagem ilustrativa da imagem Escola de Londrina ganha prêmio nacional



A Escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina, é uma das três vencedoras do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2018. Instituído há 20 anos pela Câmara dos Deputados, o prêmio aponta projetos educacionais de relevância desenvolvidos no País. Desde 2011, a escola londrinense vem se destacando com bons resultados na alfabetização de crianças, graças ao método inovador desenvolvido pelo professor Carlos Nadalim.

Há anos venho acompanhando o trabalho do professor Carlos Nadalim. Ninguém me disse, eu vi com meus próprios olhos: os alunos da Balão Mágico, com idades entre 6 e 11 anos, revelam uma notável performance na leitura em voz alta. É uma experiência emocionante ouvir a meninada recitar poemas de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Camões e até textos em latim.

A metodologia adotada por Nadalim focaliza o aprendizado dos sons das letras e a integração de diversas áreas do conhecimento na busca por uma alfabetização mais eficaz. Na escola londrinense, as crianças fazem escuta e memorização de poesias, histórias rimadas e cantigas folclóricas que exploram o aspecto sonoro das palavras do idioma. Atividades de educação física trabalham a coordenação motora e a psicomotricidade, enquanto as aulas de educação musical ajudam a desenvolver padrões rítmicos e melódicos. Tudo isso favorece a formação de bons leitores.

Por falar em música e leitura, Carlos Nadalim também é co-autor do o livro infantil "Linha, agulha, costura: canção, brincadeira, leitura", feito em parceria com o ator e contador de histórias Francisco Marques (o Chico dos Bonecos) e o músico Estêvão Marques. A obra consiste em um livro e um CD com canções, jogos de linguagem e ilustrações que auxiliam no aprendizado da leitura.

Em sua palestra durante o Fórum Educação, Direito e Alta Cultura, realizado recentemente em Londrina, Carlos Nadalim destacou a importância da alfabetização das crianças para a superação da crise civilizacional em que o Brasil está mergulhado. Ele citou inclusive as impressionantes conclusões da pesquisadora americana Marjorie Gillis, que aponta uma correlação entre o desempenho de leitura na infância e os índices de criminalidade na idade adulta. Em alguns estados americanos, a estimativa da população carcerária no futuro é feita com base no aprendizado da leitura. Menos leitores, mais crimes. Mais leitores, menos crimes.

A premiação do trabalho da Escola Mundo Balão Mágico é uma excelente notícia para quem acredita na educação clássica, norteada pelos altos valores humanos: a bondade, a beleza e a verdade.