Imagem ilustrativa da imagem A jabuticaba de Londrina
| Foto: Shutterstock



Há situações paradoxais que, como a jabuticaba, só ocorrem no Brasil. Mas existem também algumas jabuticabas londrinenses.

Veja-se o caso da última terça-feira (20 de fevereiro). Nesse dia, a Folha de Londrina trouxe dois textos que retratam fielmente a situação da atividade empresarial na cidade.

Na página 2, lemos um excelente artigo do empresário Cláudio Tedeschi, intitulado "Somos campeões em ‘burrocracia’".

Na página 3, lemos a matéria "ConCidade será debatido em audiência pública", assinada pelo repórter Guilherme Marconi. Boa matéria, por sinal.

Na página 2, Tedeschi descreve o calvário de todo empreendedor brasileiro, sufocado por leis estúpidas e impostos criminosos.

Na página 3, o repórter nos informa sobre o nascimento de mais um conselho (soviete) em Londrina.

Na página 2, vemos o diagnóstico.

Na página 3, vemos a doença.

Na página 2, o presidente da Acil cita a frase de Tácito (século II d. C.): "Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis".

Na página 3, os representantes dos "movimentos sociais" comemoram a iminente criação de mais um mecanismo de controle burocrático destinado a sufocar a atividade empresarial e engessar o desenvolvimento da cidade.

Na página 2, Tedeschi adverte: "Observamos com apreensão alguns movimentos para a criação de organismo de controle e novas instâncias regulatórias. Até quando vamos nos resignar diante desta mentalidade atrasada?"

Na página 3, uma integrante do ConCidade festeja: "Quanto mais controle social houver nas decisões que dizem respeito às políticas urbanas menor é o risco de se errar".

Os companheiros SEMPRE se entregam pela boca. "Controle social", aqui, é o eufemismo de controle ideológico, ou o que Lênin chamaria de "soluções administrativas". É preciso estar familiarizado com a linguagem esquerdista para compreender essas nuances. Na mídia, controle social é sinônimo de censura. Na economia, controle social é sinônimo de burocracia. Ou melhor, burrocracia.

Controle social da mídia é ter um companheiro em cada redação fiscalizando as notícias que podem ou não ser publicadas, conforme os interesses ideológicos da esquerda.

Controle social "das políticas urbanas" é ter um grupo de companheiros fiscalizando as empresas que podem ou não se instalar na cidade, conforme os interesses ideológicos da esquerda.

Se o tal ConCidade, formado por uma elite de esquerdistas e petistas, assumir o controle do desenvolvimento de Londrina, teremos uma longa e tenebrosa noite pela frente. Uma noite que pode durar muitos anos. Sem a industrialização da cidade (e o consequente aumento de arrecadação na quota-parte do ICMS), estaremos eternamente condenados ao Super-IPTU.

Qual dos caminhos Londrina vai escolher: a cura ou o agravamento da doença?

Londrina nasceu como empresa; o empreendedorismo e a livre iniciativa são o nosso
DNA, o nosso destino. Não podemos deixar que mais essa jabuticaba prospere nesta cidade de braços abertos!
********
Ninguém jamais ouvirá uma lamentação minha por um tucano preso (ou qualquer outro ser da fauna política). Lugar de corrupto é na cadeia. Toda força à Lava Jato!
*******
Agora, uma jabuticaba paranaense: quando é que alguém vai cassar a concessão da Econorte?