Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Chico Senra/Divulgação
Conhecida como a "Cidade do Mel", Ortigueira recebeu vários rotarianos de outros clubes da região para a posse da nova diretoria do Rotary Clube de Ortigueira, que aconteceu na Casa da Amizade de lá. Luciano Damasceno Rosa deixou a presidência para Gilmar Massalak, que assumiu o comando desse animado clube rotário. Eles estão na foto, com suas respectivas esposas, Viviane Levinski Rosa e Maria Júlia de Oliveira Loyola. O tema de trabalho do clube será o "Seja Inspiração". O Rotaract Clube também está com nova diretoria.



CIDADE SEM MATERNIDADE

Leitores da FOLHA que são de Arapoti, aqui no Paraná, contaram que a cidade não tem hospital funcionando. As mulheres grávidas têm que ir até cidades vizinhas para ter seus bebês, ou seja, até que uma maternidade entre em funcionamento nessa localidade, meninos e meninas não nascem na cidade deles. No entanto, a maioria dos pais opta por registrar o filho no Cartório de Arapoti, mesmo tendo nascido em hospital de outro município. Coisa do Paraná que temos, do Brasil que temos!

Ouvido no restaurante Rodeio: "Lugar de mulher agora é na...tecnologia!" Elas estão, de fato, cada vez mais preparadas, focadas e ligadas nesse formidável mundo novo!

Domingo, dia de degustação das carnes assadas de Milton Furuta, no Mercado Shangri-lá. Ele que é torcedor do Londrina e do Santos, esperando por dias melhores para os seus dois times do coração.

O chef Ernesto Diez passou a abrir aos domingos, para almoço, o seu restaurante Empório Araçá, na Santos Dumont.

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
A professora Larissa Rodrigues Bosqui, do curso de Biomedicina da UniFil, agora é também uma das editoras da revista científica "Cient Periodique Microbiology", especializada em artigos da área de saúde. Lançada na França há três anos, a publicação digital tem no corpo editorial representantes de dezenas de universidades da Europa, Ásia, Oriente Médio, Oceania, Estados Unidos e América Latina. Primeira docente do Paraná, credenciada como editora, Larissa Bosqui diz que a revista vem conquistando reconhecimento no meio acadêmico. "A seleção criteriosa garante a qualidade dos artigos. A publicação em periódico internacional valoriza o estudo e a pesquisa, fortalece o currículo, insere o autor no universo científico e pode torná-lo referência em sua área de atuação", ressaltou a destacada biomédica.



Aniversariam: o ex prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, Nádia Moreno (que voltou a residir em Londrina), Assad Jannani (ex-presidente da Sercomtel), o médico Julio Igashi, a médica Ana Paula Juliani, e o advogado, empresário e intelectual José Augusto Correa Sandreschi, que é um dos golfistas mais festejados no Royal Golf.

Na segunda-feira aniversaria o escritor e jornalista Domingos Pellegrini Júnior, autor de vários livros e do poema em homenagem a Dinho, o Rei Momo, que está em destaque no bar-café Hotel Bourbon, e que é sempre aplaudido por quem lê.

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
Está marcada para o próximo dia 24, terça-feira, a reunião do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Associação Odontológica do Norte do Paraná. Dessa vez, o tema na AONP será "Atualização em Cariologia e o Uso Racional de Fluoretos em Odontologia" e será ministrado pelo professor doutor Pablo Guilherme Calderelli. O evento acontecerá a partir das 19 horas e as inscrições poderão ser feitas na secretaria da Associação, pelos telefones 3348-3633 e 9997-3633. Pablo é graduado em Odonto pela UEL e é mestre em Odonto e doutor também pela Unicamp. É professor da UEL e da Escola de Saúde Pública do Paraná.



De repente na cidade, moças jovens - e certamente de famílias que podem pagar o preço - estão dirigindo automóveis Mercedes esportivo.

Preço de uma grande e bonita casa no Royal Golf, que estaria sendo colocada à venda: R$ 17 milhões! Será que vale?

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
Entre os dias 24 e 29 deste julho, a A7 Sports, localizada na Avenida Waldemar Spranger, 1.525, estará organizando o 1º Torneio Beneficente em prol da Comunidade Terapêutica Remo. A inscrição (buy-in) será um quilo de alimento não perecível, e o campeão e vice levarão um pacote (aéreo mais 4 dias de hotel) para Las Vegas. Demétrio Junior, na foto, é o campeão do último torneio 50 quilos na A7 e tem presença certa na competição beneficente que aqui será realizada.



Não será surpresa para esta Coluna se a advogada paulista Janaina Paschoal aceitar ser a candidata a vice-presidente na chapa do deputado federal Jair Bolsonaro. Trata-se de muito conceituada advogada e professora de Direito na USP.

Terrível para a Humanidade: pesquisadores da Finlândia identificaram dois genes que aumentam em até 13 vezes a probabilidade de alguém cometer crimes graves.

Será que o preconceito faz mal à saúde? Pois saibam que a maioria das pesquisas para medicamentos e tratamentos é feita com pacientes brancos...

Dona Celeste, 102 anos!

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
A sra. Celeste Santo Senhorinho comemorou no último dia 24 de junho, data consagrada a São João, os seus 102 anos bem vividos e felizes. Cinco filhos: Walter, Ivo, Ilse, Yvone e Cláudio. Alem de netos, bisnetos e amigos que vieram homenageá-la. Dona Celeste é avó de Eliane M. Senhorinho e mãe de Walter Senhorinho, que foi gerente do Banestado em Londrina, foi diretor em Curitiba e chegou à presidência do Banco. Dona Celeste sempre foi muito estimada pelos seus amigos. Aquele abraço e saúde!



Deram entrevista nesta semana os meninos da Tailândia, que foram salvos por um tour-de-force de homens, de vários países, especialistas em cavernas, que lá estiveram ajudando a salvar os garotos e seu treinador do futebol, um ex-monge, que inclusive ensinou os meninos a se concentrarem, enquanto esperavam pelo salvamento. Um dos garotos contou que tomavam água da chuva que caía nas cavernas. Um outro disse que não pensava em comida, para enganar a própria fome...

Milan quase falido

O que se comenta na imprensa esportiva italiana é que o Milan está em situação financeira difícil, quase pedindo falência mesmo. E sua torcida cobrando cada vez mais. Principalmente agora que o Juventus de Turim, atual campeão, ficou mais forte, com a contratação de Cristiano Ronaldo.

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
Em temporada de férias pela África do Sul, o juiz aposentado Nelson Baptista Pereira e sua esposa Maria Angela Belluscci Pereira. Depois de anos radicados em Curitiba, eles voltaram a residir em Londrina. Nelson foi meu colega de turma na Faculdade Estadual de Direito. Sempre foi excelente aluno. E por ode passou como juiz foi sempre elogiado.



O bioengenheiro Esteban Burchard disse que a maioria das pesquisas sobre novos remédios é feita nos Estados Unidos e na Suíça, com pessoas brancas e descendentes de europeus. O resultado é que os remédios não são muito eficazes para pessoas de outras etnias. Deu exemplo: diabetes e problemas do coração são mais comuns entre os latinos e os hispânicos.

Concluíram na Universidade de Oxford, que uma pessoa pode ter até 5 mil contatos no Facebook, mas seu cérebro continuará sendo capaz de manter apenas um círculo de amizades de no máximo 150 pessoas! Faça um teste com você: quantos amigos (relacionando os nomes deles) convidaria para uma festa sua? Claro, vai depender também do que poderá gastar.

Imagem ilustrativa da imagem No Rotary Clube de Ortigueira
| Foto: Divulgação
No início deste mês a graduanda em Fisioterapia, na Inesul, Ana Paula Montanini Gonçalves, teve o seu trabalho de conclusão de curso aprovado com nota máxima. Junto às suas professoras Ingrid Ramos, Vera Fonseca, e o coordenador do curso, Glauber Lopes de Araujo, na foto, ela comemorou muito a sua conquista, contou-nos sua amiga Ana Caroline Monteiro.