Folha apoiou em 64 o primeiro Cursinho

A FOLHA chega hoje aos seus 70 anos de existência, de trabalho, de luta, de campanhas para o desenvolvimento desta cidade querida. A FOLHA batalhou pela criação das primeiras faculdades estaduais de Londrina, como as de Direito, de Filosofia, Ciências e Letras, de Odontologia, de Medicina e etc. A criação e aprovação do curso de direito, por exemplo, custou a busca de vários apoios, porque faculdades de Direito de Curitiba, e centros acadêmicos da capital, não queriam o surgimento de uma Faculdade de Direito no Norte do Paraná. Fizeram inclusive passeatas em Curitiba, contra o curso em Londrina. A aprovação estava nas mãos do governador da época, doutor Moisés Lupion. Pois podem acreditar (já escrevi a respeito disso há alguns anos): foi graças a dona Judite Navolar, esposa do juiz doutor Theobaldo Ciocci Navolar, que era prima da esposa do governador Lupion, que a faculdade foi aprovada, e seu projeto foi sancionado. A esposa do governador marcou um jantar na casa deles e convidou dona Judite, que conseguiu finalmente a criação do curso, onde fui aluno da terceira turma, que se formou em 1964, ano da Revolução Militar. A Faculdade de Direito colocou Londrina em grande destaque estadual e nacional, mesmo com apenas 40 vagas por turma. E mais de 300 candidatos por ano.

E foi neste mesmo ano de 1964 que, apesar de toda a movimentação pró e contra estudantes de outras cidades, que aqui buscavam um lugar nas faculdades de Direito e Filosofia, Ciências e Letras e depois Odontologia, que foi criado pelo professor Daniel Hatti, recém-chegado de Foz do Iguaçu, onde lecionou matemática, após servir o Exército em Curitiba, o primeiro cursinho pré-vestibular em Londrina. E que a FOLHA apoiou, porque interessava a todos os estudantes e famílias de modo geral.

Alguns anos depois, o paulistano Daniel Hatti fundou, com os professores Márcio De Maria e Dorival Gomes Pereira, o curso Pré-Med, já voltado para a Faculdade de Medicina, também estadual, na cidade. Em seguida, fundaram o Colégio Canadá, que funcionou de 1970 a 2008. O prof. Dorival, de saudosa memória, foi um grande companheiro, disse Daniel. Márcio De Maria, um belo dia, decidiu ir embora para o Maranhão. Pegou a esposa, a filha pequena e uma mala de roupa e se mandou. E ficou rico por lá. Criou o maior colégio do Maranhão, que depois alugou para o governador Epitácio Cafeteira, por 100 mil reais mensais. Daniel Hatti lembra que o Colégio Canadá de Londrina chegou a ser o maior e mais importante do Paraná, com filiais em várias cidades da região, como Maringá, Cascavel, Apucarana e etc. E Daniel Hatti lembra sempre que a FOLHA os apoiou e eles sempre fizeram suas promoções neste jornal, que os ajudou a tornar o Canadá um exemplo de colégio que foi imitado por concorrentes que foram surgindo. É o que conta a História e a FOLHA registra, como tem feito nesses seus 70 anos de vida. Muita saúde, FOLHA!

Imagem ilustrativa da imagem Social
| Foto: Divulgação
Pelo terceiro ano consecutivo, a Prat’s foi o suco mais lembrado pelos londrinenses e venceu o Top de Marcas. Na foto, Alexandre Janene Costa e a esposa Margot do Espírito Santo Costa, da distribuidora de Londrina e região, durante a premiação que receberam nesse importante evento da cidade



Sarau de Noivas hoje à noite

Será realizado hoje, a partir das 19 horas, o evento Sarau de Noivas, no espaço do restaurante La Gôndola, destinado a dar todas as informações para casais de noivos que foram devidamente inscritos para o acontecimento, que promete sucesso, conforme nos disse Heloisa Bettoni, uma das promoters do encontro. Está é a quinta edição do Sarau, uma nova proposta para atender londrinenses e norte paranaenses. Será apresentada uma coleção de vestidos de noiva, modelos da estilista Márcia Cítola, que vem sendo muito elogiada. Haverá degustação de produtos do Boussolé, do shopping Aurora, jantar do La Gondola, vinhos do Decanter, louças da Cristallo, produtos de Izadora Golfet, e os deliciosos brigadeiros especiais da criativa Ana Carolina, da Cakebymili. Haverá também apresentações de fotos e filmagens de noivos.

O londrinense Geraldo Salvador, executivo de vendas, festejou aniversário domingo último. A comemoração foi em família, com a esposa Leise Marisa e a filha Juliana Curci Salvador cuidando da comemoração.

Imagem ilustrativa da imagem Social
O advogado Leonardo Lobo de Andrade Vianna casou-se com Camila Marcele Abra, no último dia 7, em Londrina. O enlace foi realizado em cerimônia civil, com a presença de familiares e os mais íntimos dos noivos. O jovem casal, disse Léo, está muito feliz com o casamento e iniciando uma nova e abençoada família. Parabéns!



Para celebrar este mês especial de "Novembro Azul", e lembrar sobre a importância da atenção à saúde do homem, o LOH Ladies of Harley Wheel Londrina Chapter Brasil e o HOG Red Wheel Londrina Chapter Brasil promoverão um fim de semana de muitas atividades, entre os dias 15 e 17 . A recepção será no Pier Santa Monica, das 20 às 23 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Social
| Foto: Aron Mello/Divulgação
O Arranjo Produtivo ( APL ) de Tecnologia e Comunicação de Londrina e da Região , que representa mais de 2.3 mil empresas, homenageou o deputado estadual Tiago Amaral, pela contribuição dada ao setor de tecnologia da informação e comunicação. A homenagem foi entregue pelo presidente do APL, Roberto Nishimura, durante jantar que reuniu Cintec e o TI Paraná. Tiago é autor do anteprojeto que atualiza a Lei Estadual de Inovação. A proposta atende demanda do setor e começou a ser desenhada depois que o deputado encampou a ideia e uniu empresariado e órgãos governamentais na discussão do assunto. A nova redação da Lei, que precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa, trará mais competitividade ao setor beneficiando startups e empresas de tecnologia. As empresas instaladas na região geram 36 mil empregos diretos. Por intermédio do deputado Tiago Amaral também foram liberados R$ 3,2 milhões para conclusão do prédio do Tecnocentro, que irá potencializar o desenvolvimento de Londrina e região através da atração e instalação de novas empresas.



Seminário sobre tributação

O Senar Paraná e o Sindicato Rural de Londrina, com apoio da Sociedade Rural do Paraná, CRC, PR, Sescap Londrina e Ministério da Previdência Social, promoveram nesta segunda-feira, dia 12, o Seminário sobre Tributação Previdenciária Rural, que contou com a presença de Alberto Rangel, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e membro da equipe de desenvolvimento do e-Social. O evento contou com 150 pessoas, tendo entre os presentes contadores, profissionais de RH, empresários, sindicatos rurais e empresas quer atuam com produtos rurais. O evento aconteceu no auditório do recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque Ney Braga. Narciso Pissinati, presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, um dos anfitriões, achou ótimo o interesse demonstrado por todos os presentes.

Imagem ilustrativa da imagem Social
| Foto: Divulgação
O comentarista Márcio Alcântara, ex-zagueiro do Londrina e do Palmeiras, convocado para a seleção brasileira sub-18, há alguns anos, e sua esposa Valéria Alcântara, estão com Carlos Rodrigues e Arlindo Dessunti, ambos palmeirenses e alvicelestes, em recente encontro no restaurante Rodeio. Márcio acha que o Palmeiras será, merecidamente, campeão do Brasileirão. E ainda tem fé no Tubarão para chegar lá! A Coluna também.



Liberdade de escolha em saúde

No próximo dia 21 será comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. Como parte das atividades em Londrina, será exibido o filme "Just one drop" (Apenas uma gota), da diretora norte-americana Lauren Chiten e que conta a história pouco conhecida de mais de 200 anos da homeopatia, utilizada por milhões de pessoas no mundo todo. O filme aborda as controvérsias, dissipa mitos e equívocos, e apresenta testemunhos de pacientes que tiveram sucesso no tratamento de doenças que não responderam aos tratamentos convencionais. A exibição é aberta ao público e o ingresso será trocado por um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Lar dos Vovôs e das Vovozinhas. A exibição será na Associação Médica de Londrina, presidida pela competente doutora Beatriz Emi Tamura.

Imagem ilustrativa da imagem Social
| Foto: Divulgação
Ainda fazendo parte da delegação de 26 pessoas que estiveram hospedados no Spa e Resort Jardin Del Paraná de La Patria - Província de Corrientes, na Argentina, para pescaria e grande confraternização, a família Bittar (Walter e Walter Barbosa) foi contemplado com um belo surubim de 50 quilos, fisgado e solto nas águas do Rio Paraná. "Foi o maior peixe da minha vida", comentou Walter Barbosa. O pescador levou 50 minutos para retirar o peixe da água, para a fotografia. Walter Barbosa ficou muito emocionado ainda durante algumas horas, depois da captura . "Uma lembrança que levaremos para o resto de nossas vidas", afirmaram os dois Walter.
Imagem ilustrativa da imagem Social
| Foto: Divulgação
A pescaria contou também com um experiente pescador de piaparas, Mário Tominaga, também londrinense, capturando belos exemplares como essa da foto que pesou 5 quilos. Foi um show de piaparas, como conta Mário Takahashi, o coordenador geral da temporada.