Disseram que o traidor foi ministro de Dom João VI!

Sempre fui péssimo aluno de Matemática e bom em História, assunto que sempre gostei, segundo meus professores, tanto no ginasial como no curso colegial. Deve ser por isso que o dia 21 de abril não passa batido nesta Coluna. Na do fim de semana, também escrevemos sobre Tiradentes, Brasília e JK, seu criador, seu empreendedor. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, não concordava com a exploração portuguesa que cobrava cada vez mais impostos. Tiradentes e seus amigos visavam proclamar a Independência e fazer de São João del Rey a capital do país. Foi traído pelo "amigo" Joaquim Silvério dos Reis que, em troca, pela delação premiada, teve a dívida sua perdoada junto à Corôa e foi homenageado em Portugal. Quando o rei dom João VI se mandou de Lisboa para o Brasil, para não ser preso por Napoleão Bonaparte, Joaquim Silvério veio junto e dizem que ele foi um dos ministros do monarca... O escravo que enforcou Tiradentes havia sido condenado à morte, mas foi perdoado. Mas nem tanto: ficou preso até morrer. Chamava-se Jeronimo Capitania. Tiradentes, dos mártires o primeiro!

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Reinaldo Santos/Divulgação
O pioneiro do plantio direto no Paraná e no Brasil, Herbert Bartz, que reside em Rolândia, onde tem sua propriedade rural, lançou sua biografia durante a ExpoLondrina 2018. Nos anos 70, ele criou o plantio direto, uma revolução para o agronegócio. O livro foi escrito pelo jornalista Wilhan Santin (ex-repórter da FOLHA). Com o título "O Brasil Possível", o livro conta a trajetória de Bartz, que é uma das grandes referências da agricultura brasileira. O lançamento foi prestigiado por importantes nomes do agronegócio e das instituições de pesquisas. Herbert Bartz está na foto com o presidente da Rural, o dinâmico Afrânio Brandão.



Degustação de novos embutidos de Milton Furuta, domingo, no Mercado do Shangri-lá, onde sua casa de carnes faz sucesso, pelo capricho nos cortes e qualidade.

Humberto Gessinger, cantor, que foi da banda Engenheiros do Havaí, apresenta-se dia 27 próximo no Teatro Marista.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Grazzi Diez/Divulgação
A partir de hoje, o chefe Ernesto Diez abre as portas para o seu "Tapas y Pinchos", no Empório Araçá Restaurante. O estabelecimento, que antes abria apenas para almoço, agora atende a pedidos de clientes, e abrirá às sextas e sábados, das 19 às 23 horas, com cardápio diferenciado, reforçando as raízes do chefe londrinense: a Espanha. O 99972-2006 é o numero do telefone para atender seus amigos de sempre.
Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
O prefeito de Tamarana, Beto Siena, e a secretária de Saúde desse município, Dalva Siena, receberam o deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Tiago Amaral no último domingo. Na ocasião, a dupla de parlamentares visitou o Hospital Municipal São Francisco e debateu com o prefeito e a secretária o projeto de reforma da unidade, que, além da população de Tamarana, ainda atende moradores de distritos e municípios vizinhos. Durante a visita, os deputados também fora informados que a unidade de atenção primária à saúde, do jardim Juny, recebeu, da secretaria de Saúde do Paraná, o Selo de Prata de Qualidade. De todos os municípios da 17ª Regional de Saúde, somente Tamarana e outros dois (Cafeara e Lupionópolis) tiveram unidades que alcançaram a certificação prata.



O professor Cássio Tsay, catedrático da UEL, apresenta-se sábado, na Biblioteca Pública Municipal, com entrada franca, com a palestra "o melhor caminho para colocar em ordem as finanças de pessoas e empresas".

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Divulgação
O trote solidário dos calouros de nutrição da UniFil arrecadou cerca de 340 quilos de alimentos, que foram doados ao Lar Maria Tereza Vieira, uma entidade de Londrina que acolhe idosos, homens e mulheres, em importante trabalho de assistência social e cuidados especiais. O envolvimento dos nossos alunos e também de professores possibilitou a coleta de alimentos, para ajudar uma entidade local. A iniciativa reforça a solidariedade e a disposição de colaborar com o próximo, disse a professora Lucievelyn Marrone, coordenadora do curso de nutrição.



AABB aos 61 anos

A Associação Atlética Banco do Brasil promoverá amanhã, sábado, o seu baile de aniversário. A AABB chega aos seus 61 anos de existência, sempre elogiada por seus sócios e com uma diretoria que, sob o comando do atuante presidente Edemilson Farias Ribeiro, trabalha para seu engrandecimento sempre. O baile será para seus associados, familiares e convidados. Na animação musical estará a Banda de Jobe Júnior, que faz o público dançar.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Divulgação
A Londrilife continua crescendo no setor de assistência domiciliar e hospitalar, 24 horas, pois o "home care" tem sido uma alternativa de atendimento indicado para pacientes clinicamente estáveis e que necessitam de procedimentos continuados em domicílio. Cintia Oliveira e Gil Ferreira, diretores da Londrilife, contam que a empresa tem uma equipe multiprofissional especializada e treinar para atender pacientes, sem sair do conforto e da tranquilidade familiar. Um serviço que vem sendo enaltecido na cidade e região.



A agência centro do Banco Bradesco passou, ontem, por uma limpeza geral de seus grandes vidros, em ação de trabalhadores que chamou a atenção de quem por ali passava. Limpeza dentro e por fora.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Divulgação
Lindomar da Silva Souza pegou esse belo exemplar de 15 quilos, na pescaria que ele e mais 24 empresários amigos fizeram no Rio Uruguai, na represa de Salto Grande, sob a coordenação de Mário Takahashi. Além do peixe da foto, outros 15 exemplares acima de 15 quilos foram fisgados. E soltos, de acordo com a lei da Província de Entre Rios, na Argentina, onde estiveram. Um local ótimo para a pesca de piaparas.



Muito movimentada, nesta semana, a Clínica Di Pedrani, com a presença de mulheres recebendo aplicações de lasers de última geração. No comando, a médica Vera Pedrão, que, como se sabe, tem grande número de pacientes de Londrina e de cidades da região.

No dia 28, no Tetro Ouro Verde, será a vez do conjunto Os Incríveis fazer o seu show em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados Alex Canziani e Tiago Amaral visitam hospital em Tamarana
| Foto: Divulgação
Narciso Pissinati, presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, marcou presença diária nos eventos técnicos durante toda a ExpoLondrina 2018, destacando a importância do produtor rural ao investir em inovações tecnológicas, com o objetivo de aumentar a produtividade. As boas práticas na conservação do solo, no manejo integrado de pragas, na pecuária moderna apresentada devem sempre ser incentivadas e replicadas, transformando o campo em um grande celeiro do agronegócio, disse o competente Narciso. O presidente do Sindicato Rural Patronal está na foto com Florindo Dalberto (diretor do Iapar), com o secretário estadual de Agricultura, Otamir César Martins, e com Paulo Hidalgo, diretor técnico da Emater.