110 anos da imigração
Londrina recebeu a Princesa Mako, do Japão, que visitou oficialmente a cidade, dentro das comemorações dos 110 anos de imigração japonesa para o Brasil. Aqui em Londrina, ela foi recepcionada durante evento dentro das normas da diplomacia nipônica. A Acel recebeu a princesa Mako no último dia 19. Uma cerimônia dentro dos costumes tradicionais da família imperial japonesa.
Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
A princesa Mako, bela jovem de 26 anos, é sempre muito aplaudida em suas visitas oficiais
Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
Ela fez questão de cumprimentar o prefeito Marcelo Belinati e os empresários Atsushi Yoshii e a esposa Kimiko Yoshii e Ywao Miyamoto



Novo livro de Heliana Turquino

Está marcado para o dia 4, a partir das 15 horas, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, o lançamento do novo livro de Heliana Turquino, cujo título é "Pergunta difícil". Em Londrina, o livro será lançado dia 26 de agosto, na Livraria da Vila, o Shopping Aurora, das 15 às 18 horas. Essa moça inteligente e culta é filha do produtor rural Hélio Turquino.

Novo complexo corporativo em Londrina

A charmosa Avenida Adhemar de Barros, localizada nas proximidades do Lago Igapó, está ganhando inovador complexo corporativo. A Raul Fulgêncio mais uma vez desenvolve uma operação criativa e funcional para a cidade, garantindo ainda a rentabilidade de seus investidores. Ações como esta mostram que há aqueles que não se limitam por cenários econômicos, pois a busca por transformações é constante nos empreendedores inspirados e experientes.

Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
| Foto: Divulgação
Comemorando em Guaíra
Amigos de Márcia e Ronaldo Vasconcelos reuniram-se em Guaíra para comemorar o aniversário dela, pois o casal é grande amigo de Silvia e Romeu Demattè, Angela e Haroldo Marçal e Leonor e Vamberto Mafia, todos na foto com os Vasconcelos



José A.C. Sandreschi, que aniversariou no último dia 21, trabalhando muitas horas por dia na advocacia, e nos sonhos dos seus projetos para esses próximos 10 anos. Chegou aos 95 anos, feliz e com saúde, feliz da vida e sempre que pode jogando seu golfe. Parabéns!

Em Campo Mourão, o doutor José Moraes é um dos leitores assíduos da FOLHA e desta Coluna. Muito obrigado.

A cantora Annita, que fará seu show sexta-feira, no Moringão, deve vir em seu próprio jatinho. Terminado o espetáculo, ela retorna ao Rio.

A delegação do Oeste, que enfrentará o Londrina hoje, no Estádio do Café, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, está hospedado no Hotel Bourbon desde ontem à tarde.

Me perguntaram se os cafeeiros do Estádio do Café tem produzidos frutos. Não sei. O me disseram é que Eduardo, o responsável pelo local, tem procurado cuidar bem dos símbolos da cidade, do nome popular do Estádio e do Londrina Esporte Clube. Quando os fundadores do alviceleste votaram pelos grãos de café no distintivo da agremiação, a cidade de Londrina era conhecida como a "Capital mundial do café".

A Suécia não está mais usando dinheiro. Melhor explicando, só vem utilizando cartões para pagamentos e recebimentos. É o que conta leitor que chega de Estocolmo, também impressionado com a segurança pública no país escandinavo.

A Alemanha também vem aumentando a utilização de cartões de crédito e débito. E com taxas mais baratas do que no Brasil.

Aqui no Brasil, segundo o Banco Central, em 2013 a população usava muito mais dinheiro para pagar contas. Hoje em dia, usam cartões em sua grande maioria.

Mitio Takamatu também leitor desta Coluna e da FOLHA. É tio de Paulo Nishitani, assinante deste Jornal do Paraná.

No dia 11 de agosto, a dupla nascida em Astorga, Chitãozinho e Xororó, apresenta-se no Moringão. Com banda e todo o seu aparato de produção.

Já o sambista Diogo Nogueira deverá apresentar-se em Londrina no dia 6 de outubro.

Em novembro, o handebol de Londrina volta a brilhar no ginásio de esportes Moringão, que foi construído pelo saudoso prefeito Dalton Fonseca Paranaguá, há anos. Com as novas cadeiras, o local agora tem cerca de 6 mil lugares mais confortáveis para o público que lá comparecer.

Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Divulgação
Jovem empreendedor
Murillo Cobra, estudante de engenharia civil em Londrina, passou a pensar seriamente em cursar administração e também estudar cada vez mais sobre a produção de café em geral, dando sequência ao trabalho que o avô, seu Mauro Galvão Cobra, começou há mais de 20 anos, ao criar a sua própria marca e começar o seu negócio. O Café Cobra já está sendo colocado por Murillo em cafés, bares, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos. Jovem, ele aposta em seu trabalho e na qualidade do produto, pelo qual ele zela pessoalmente. O sabor do Café Cobra já está no Bar do Jayme, na Arel, e na Igreja Metodista, da Avenida Rio de Janeiro. Sucesso a esse jovem empreendedor.



O show Aplause, de patinação artística, já tem data marcada o Moringão: será entre os dias 16 e 20 de outubro.

O recorde de pessoas no Moringão foi nos anos 70, quando a então Ametur trouxe os famosos cestobolistas do Harlem Globetrotters, conhecidos também como palhaços e malabaristas da Broadway. Mais de 13 mil pessoas presentes.

Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
| Foto: Isaac Fontana/Divulgação
O futebol pelo futebol
Octávio Martinez Gianelli, o popular Limpa Trilho, é o atual presidente da Liga de Futebol de Londrina, que prepara a promoção da 5ª Copa Regional de Futebol Amador, que será iniciada dia 26 de agosto, com a participação de clubes de toda a região. Aqui de Londrina são esperadas duas equipes: o São Luis Esporte Clube e o Santa Cruz, do Cinco Conjuntos. O atual campeão é o Palmeirinhas, de Primeiro de Maio. Os árbitros serão da própria Liga, sob a coordenação de José Demival de Moraes, que foi da Federação Paranaense e arbitrou jogos do Campeonato Brasileiro. A sede atual da Liga fica na avenida Waldemar Spranger, 810, que fica aberta de segunda a sexta-feira. Segundo Limpa Trilho, a maior prioridade é o projeto "Criança em Campo", em parceria com a Fundação de Esportes. O arbitral da copa será realizado dia 6 de agosto, na sede da Liga, às 14h30. Para mais informações, este é o telefone: (43) 3342-7000.
Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
| Foto: Divulgação
Gil Ferreira, Cintia Oliveira e Karina Siqueira Gonçalves, da Londrilife, empresa de assistência de alto padrão, estão na foto. Sua equipe, formada por profissionais muito bem preparados, tem o objetivo de preservar saúde e bem-estar de pacientes, em suas casas ou no hospital. Os fundadores da Londrilife acreditam no convívio familiar como auxilio na recuperação de idosos. Ao invés de uma casa de repouso, oferecem uma equipe capacitada para atender a todas as necessidades no próprio lar do doente, sem privá-lo de sua rotina diária "É importante ter alguém preparado e disposto para garantir segurança, mobilidade, boa alimentação, medicação certa e uma boa companhia", disse a enfermeira Karina Siqueira Gonçalves.
Imagem ilustrativa da imagem 110 anos da imigração, Princesa Mako visita Londrina
| Foto: Divulgação
Grupo de alunos do Colégio Londrinense, do 9º ano à terceira série, passou duas semanas na Inglaterra com o objetivo de ampliar os conhecimentos em língua inglesa e fazer turismo cultural. As aulas aconteceram na Cavendish School, em Bournemoutth, no sul da Inglaterra. Os estudantes visitaram as cidades de Christchurn, Winchester, Southampton, Londres e Hengisbury Head e, claro, foram à London Eye, a enorme roda-gigante com 135 metros, o palácio de Westminster, onde estão as duas Câmaras do parlamento do Reino Unido, no bairro South Kensington, o Natural History Museum, que tem um acervo de história natural com cerca de 70 milhões de espécimes, o maior do mundo, e também visitaram a Harrods, a loja de departamento mais famosa da capital inglesa, e o Palácio de Buckingham, além da residência oficial da Rainha. Eles retornaram do Summer Camp, organizado pelo Colégio Londrinense, em parceria com a Teachers Intercâmbio, dias atrás, muito felizes com a grande experiência.