Vantagens e desvantagens de manter reservas internacionais elevadas
Como em qualquer família ou empresa, também nosso governo precisa constantemente repensar seus gastos e estudar onde é possível economizar, onde é preciso ganhar eficiência e para onde direcionar investimentos que sejam capazes de serem indutores do crescimento.
Uma possibilidade de redução dos custos está na diminuição de nossas reservas internacionais que no último dia 21, somavam 382 bilhões de dólares. Se bem avaliado pode significar uma boa economia.

Reservas internacionais ...
São os recursos que o País tem em moeda estrangeira, em sua maioria em dólar, mas também em outras moedas e mesmo em ouro.

... são adquiridas pelo governo...
Tais reservas não caem do céu. Os dólares que compõe a maior parte das nossas reservas são comprados pelo governo por meio do Banco Central e, obvio, precisam ser pagos.

... e financiadas com endividamento
Para pagar esses dólares o governo pega dinheiro emprestado do mercado prometendo pagar juros por esse empréstimo. Em outras palavras, o governo emite títulos da dívida pública para captar recursos que serão utilizados na compra da moeda estrangeira.

Manter reservas é importante...
Um país precisa ter reservas em moeda estrangeira para que, em momentos de perda de confiança na economia do País ou queda nas exportações, possa honrar seus compromissos em uma moeda que é aceita internacionalmente.

... pois traz segurança ...
O tamanho das reservas internacionais é um indicador importante da capacidade do País em pagar sua dívida e honrar seus compromissos em moeda estrangeira e quanto maior a reserva, mais segurança.

... mas também tem custos...
Para pagar os dólares que compõe as reservas o governo emite títulos da dívida que exigem pagamento de juros.

... chamados custos de carregamento
Mas essas reservas também são aplicadas. No Brasil são aplicadas em títulos da dívida americana, que é considerado o investimento mais seguro. No entanto, nosso juro é significativamente maior (6,5%) que o americano (2 a 2,25%). A esta diferença chamamos 'custo de carregamento'.

Resumindo e ...
Ter reservas internacionais é bom porque significa segurança, mas tem custos porque temos que pagar para mantê-las. Em 2018 esse custo de carregamento nos levará R$ 55 bilhões.

... perguntando
Não estaríamos mantendo reservas acima do necessário? Não conseguiríamos manter um nível de segurança adequado com menos reservas e consequentemente pagando menos juros?

O nível ótimo das reservas...
Não é unanimidade entre economistas qual deveria ser o montante ótimo de nossas reservas, mas os números oscilam entre 8 e 11% do PIB. Isso representaria algo próximo a 180 bilhões de dólares, ou menos da metade dos nossos atuais 382 bilhões de dólares.

... dobraria investimento em logística
A título de comparação, o total de investimentos em 2018 em transportes e logística será de R$ 31 bilhões, ou seja, a economia obtida com a redução das reservas significaria dobrar o que foi investido nesse setor da infraestrutura.

Em linha com o futuro ministro
Paulo Guedes, futuro ministro da economia, parece entender que é possível sim uma diminuição em nossas reservas internacionais levando a redução dos custos de carregamento. Torçamos para que o cenário mundial não degrade a ponto de prejudicar tal recomposição.

Marcos J. G. Rambalducci, economista, é professor na UTFPR. Escreve às segundas-feiras.