Londrina perde Potencial de Consumo frente a outras cidades do país
Segundo o IPC Maps de 2018, indicador disponibilizado pela IPC Marketing Editora, a cidade de Londrina perdeu cinco posições em relação a seu Potencial de Consumo, caindo da 36ª para a 41ª posição no ranking nacional.

O Potencial de Consumo...
O IPC (Índice de Potencial de Consumo) é um indicador que atribui a cada município a sua participação percentual no potencial total de consumo do país.

... medido a partir de vários dados ...
Este indicador é resultado do cruzamento e análise de dados secundários que consideram entre outros: a variação do PIB, renda nacional, população, contas nacionais, dados do IBGE e outras fontes governamentais.

... é importante na atração de investimentos
Claro está que em uma cidade ou região cujo Potencial de Consumo aumenta, se torna mais atrativa para novos investimentos. O contrário também é verdadeiro.

O Paraná subiu...
Tomando o Potencial de Consumo do país como 100%, a fatia do Paraná subiu de 6,39% em 2017 para 6,49% em 2018, mantendo a 6ª posição. São Paulo ocupa a 1ª posição abocanhando 27,59% do Potencial de Consumo nacional.

... mas Londrina caiu
Já em Londrina, os números mostram que, embora a cidade mantenha a 2ª posição no ranking estadual, sua fatia do Potencial de Consumo do estado, que em 2017 era de 5,6%, caiu em 2018 para 4,8%.

A capital cresceu ...
Em 1º lugar vem Curitiba que fica com 28,8% do Potencial de Consumo do estado. Em 2017 seu Potencial de Consumo era de 28,1%.

... e as cidades do entorno também
Nas principais cidades que compõem a RML, Arapongas cresceu 22,9% em relação a 2017, Rolândia 15,6% e Ibiporã 9,3%. Somente Cambé destoou e recuou 5%.

Prevalência do setor terciário
De um total de 80.342 empresas cadastradas em Londrina, 17,4% são indústrias, enquanto comércio e serviços respondem por 82,2% das empresas. O agronegócio completa a diferença, com 0,4%.

Maioria na classe C...
O Indicador de Potencial de Consumo revela que nossa população urbana é composta majoritariamente pela Classe C, cuja faixa salarial fica entre quatro e dez salários mínimos, representando 52% dos domicílios.

... mas ficam com pouco mais de um terço
Na Classe A são 3,6% (acima de vinte salários mínimos); Classe B são 26,9 % (entre dez e vinte salários mínimos); e Classes D/E com 17,4% (até quatro salários mínimos). Embora os domicílios da Classe C sejam mais da metade, eles detêm tão somente 36,4% do Potencial de Consumo.

Empobrecemos sim ...
De janeiro de 2015 a maio de 2018 a cidade de Londrina fechou 9.811 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do CAGED. Várias empresas fecharam as portas ou migraram para outras cidades.

... mas esmorecer jamais
A situação econômica atual impõe o desafio de nos reinventarmos e Londrina, como nenhuma outra cidade, tem o potencial e as ferramentas para voltar a crescer e ser protagonista de seu futuro. Da forma que tal pode acontecer, escrevo nas próximas colunas.


Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.