Crescimento econômico não é sinônimo de desenvolvimento econômico, mas ajuda
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou semana passada os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, mostrando que, na maioria dos Estados, houve um retrocesso em termos de distribuição de renda na passagem de 2016 para 2017.
É oportuno entender melhor o que apontam estes dados e explicitar alguns indicadores de mensuração de desenvolvimento econômico.

Crescimento Econômico
É definido como o aumento da capacidade produtiva de uma economia e, portanto, da produção de bens e serviços de determinado País.

Forma de medi-lo
As formas mais comuns de mensuração do crescimento econômico são por meio do Produto Interno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB)

PIB per capita...
Muitos relatórios utilizam o PIB per capita, que é a divisão do PIB pela população, para classificar países ricos e pobres.

... não diz muito.
Este não é um indicador confiável para identificar uma economia saudável pois se somente uma pessoa for dona de toda a riqueza e os demais viverem na miséria, teremos uma visão distorcida da situação de uma sociedade.

Conceito de Desenvolvimento Econômico
Este conceito está associado às mudanças qualitativas nas condições de vida das pessoas que vivem dentro de uma sociedade e se a riqueza é dividida de forma justa entre todos.

Coeficiente de Gini ...
Uma das formas de medir se a riqueza é dividida de forma justa entre os participantes de uma sociedade é por meio do Coeficiente de Gini.

... revela quem fica com o que
Desenvolvido pelo italiano Corrado Gini e apresentado em 1912, este indicador compara qual porcentagem da população fica com que porcentagem da renda de um país.

Varia de 0 a 1
Quando todos recebem o mesmo, ou seja, há uma completa igualdade o coeficiente será 0, e quando há completa desigualdade, onde apenas uma pessoa fica com 100% do rendimento, o coeficiente será 1.

Desconfie deste indicador também
Visto de forma isolada, este indicador também é enganador.

Todos miseráveis
Veja o caso da Etiópia, um dos países mais pobres do mundo, e que apresenta um coeficiente de Gini melhor que os EUA. Isso ocorre porque na Etiópia, todos são miseráveis por igual.

Desenvolvimento econômico ...
Uma sociedade desenvolvida precisa apresentar duas características: renda elevada e renda distribuída. Portanto, é necessário não só crescer, mas crescer de forma justa.

... somente com crescimento econômico.
Mas quando a economia vai mal, o único que se consegue dividir é a miséria, por essa razão nosso coeficiente de Gini andou de lado entre 2016 e 2017.

Marcos J. G. Rambalducci - economista, é professor na UTFPR. Escreve às segundas-feiras.