Construção do viaduto na rotatória da Dez de Dezembro: alvo de questionamentos
Construção do viaduto na rotatória da Dez de Dezembro: alvo de questionamentos | Foto: Marcos Zanutto



Converso com o muito competente engenheiro José Pedro da Rocha Neto, que formou-se em engenharia civil, nos anos 1960, pela Universidade Federal do Paraná. Um dos assuntos que tratamos em nosso programa de televisão, foram os viadutos da cidade. Porque veio à tona o que está sendo construído em frente à rodoviária de Londrina. Que tem sido questionada por algumas pessoas. Para o engenheiro, o que ocorre é o seguinte: "Viaduto atualmente é uma questão de modernidade para resolver problemas de trânsito, ou circulação de pessoas, devido ao crescimento das cidades sem uma previsão de futuro. Fiquem sabendo que o primeiro viaduto londrinense foi feito de madeira, em 1953. E foi apenas para pedestres e situava-se na rua Bahia, sobre a linha ferroviária. No caso atual, do viaduto em frente à rodoviária, durante toda a construção vamos ter problemas de conflitos de trânsito no local. A Prefeitura e a construtora terão que administrar todos os problemas que vão surgir durante a construção".

Isso, podemos debitar a uma falta de planejamento urbano ocorrido no passado?
Resposta de José Pedro: "Evidentemente que sim. Normalmente, uma boa solução de trânsito urbano envolve custos. Como o Poder Público permanentemente tem problemas de caixa, a solução vai sendo protelada. Por sua vez, os proprietários sempre questionam eventuais desapropriações nos seus terrenos. Diante disso, em qualquer época, houve e haverá questionamentos".

Para José Pedro da Rocha Neto há necessidade de muitos mais viadutos em Londrina.

E o engenheiro revelou um fato curioso, que pouca gente sabe: o traçado da Via Expressa, feita pelo então prefeito José Richa, entre 1973 e 1976, foi feito de maneira impositiva, pois o traçado já fora feito pela administração do prefeito Hosken de Novaes. A Via Expressa - afirmou - aproveitou-se também do fundo de vale do Córrego das Pombas. Ele foi canalizado e as duas vias de trânsito foram construídas nesse local. Era um vale, daí a imposição que a transposição fosse feita por meio de viadutos. Viaduto da linha férrea, mais outros, alguns em duas pistas, e na rua Chile, com uma pista única.

É sempre bom ouvir histórias de Londrina, esta cidade querida, que um dia "o homem do sapato branco", que fazia sucesso na TV Tupi, em São Paulo, declarou quando aqui esteve: - "Vocês não sabem que bela cidade que têm nas mãos!". E disse isso, aqui, há mais de 30 anos!


Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Divulgação


No Palais Jardin Village
Guilherme Iria Fujita é um dos mais novos médicos de Londrina. O baile de sua formatura aconteceu sábado último, dia 9, no recém-inaugurado Palais Jardin Village Garden, com show dos Inimigos da HP. Ele é da segunda turma de medicina da PUC Londrina. Os pais de Guilherme são Alexandre Fujita, diretor da CMTU, e Luciane Iria Fujita, dermatologista da cidade. O casal está muito orgulhoso de seu filho, que será um ótimo médico, disseram familiares e amigos


***


Os músicos André Siqueira, Kiko Jozzolino e Família Santos realizarão show com alunos da Maratona Flauta e Fole sábado, dia 16, a partir das 19h30, no Cultural Hall, na rua Prof. João Cândido, 1.114. A apresentação tem entrada gratuita, mas os organizadores estão pedindo livros, roupas e brinquedos em bom estado para serem doados à Casa Verde. No palco, músicos conhecidos da cidade, que vão tocar ao lado de alunos de flauta doce e acordeon. Estão na foto André Siqueira, Kiko Jozzolino e Família Santos. Vá, é de graça, e música faz abem para a alma e o corpo.


***


Paulo Guedes reclamou do assédio que o governo federal sofre, através de gente que está pedindo subsídios. Disse que a Previdência, por exemplo, não pode fazer transferências de verbas para quem não precisa. Paulo Guedes deveria pensar melhor antes de ofender os aposentados e pensionistas do INSS. Disse que quer servir a sociedade brasileira melhor. Pois então, aumente o minguado dinheiro que os aposentados recebem, pois eles estão morrendo por falta de recursos para comprar remédios e o básico de alimentação. E quando são atendidos pelo SUS, é um amontoado de pessoas em cada quarto, com atendimento sofrível por parte do pessoal da saúde.

***


O aposentado precisa ser melhor tratado, inclusive quando vai para os exames de saúde no INSS. Não são bandidos, marginais, são trabalhadores que buscam seus direitos. E os médicos fazem seus juramentos. O que pensaria a respeito o professor de ética, o sábio José Eduardo de Siqueira, coordenador do curso de medicina da PUC e da pós-graduação dessa universidade em Curitiba e São Paulo?



Delícias de sucesso
Os bolinhos de bacalhau da equipe de Mário Furuta continuam fazendo sucesso. São feitos com bacalhau do Porto e sem perigo de espinhos. Em verdade,o bacalhau do Porto, vem mesmo é das águas da Noruega.


Em Ribeirão Preto
Encontrei, outro dia, em Londrina, o ex-jogador do LEC e técnico de futebol, Edson Vieira. Ele está no Comercial, de Ribeirão Preto, que disputa a série A2 do Campeonato Paulista. Edson disse que está animado com o seu trabalho.

Os aniversariantes
Sonia Miyamoto aniversariou dia 15. Flávia Voltzasek também. Hoje, aniversariam Carlos Camargo, Lucas Calvi, Jurandir Alvino e Paulo Miranda, que comemorará a data no Empório Araçá.

Amanhã, dia 17, os abraços serão para os aniversariantes Carmen Kley, José Ivan, Guilherme Farah, e Malena Fagundes. Na segunda-feira, dia 18, comemorarão aniversários: Ricardo Sahão, Cintia Grion, Carlos Pinheiro, Maria Isabel Martins, Marcos Menezes Prochet e a famosa médica Dayse de Pauli.


Miss Missal ganha o
concurso Miss Paraná

A bonita Djenifer Frey, de 20 anos, Miss Missal, foi eleita Miss Paraná Be Emotion, no último dia 5, no Teatro Positivo em Curitiba. Como primeira princesa ficou a segunda colocada Gabriela Yasmin Porfirio, Miss Cafelândia, que tem 21 anos. Em terceiro lugar classificou-se Gabriela Friato, 23 anos, Miss Jacarezinho. O concurso foi transmitido pela TV Tarobá-Band no último dia 9. A vencedora agora vai para o concurso Miss Brasil, que será transmitido ao vivo, dia 9 de março, pela Televisão Bandeirantes. As fotos são do movimentado concurso organizado por Elaine e Wall Barrionuevo

Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Divulgação


Elaine Barrionuevo, da BMW eventos, com Gabriela Yasmin Porfirio, primeira princesa; a Miss Paraná 2019, Djenifer Frey; a Miss Paraná 2018, Deise Caroline, a segunda princesa do concurso deste ano; Gabriela Feriato e Wall Barrionuevo, diretor do evento, em parceria com a TV Bandeirantes no Paraná


Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Divulgação


Isabela Baccili, Miss Londrina Be Emotion, ficou entre as dez finalistas



No Iate Clube
O Grande Baile de Carnaval do Iate Clube acontecerá no dia 2, com animação de duas orquestras e vários blocos. No dia 4, para encerrar o Reinado de Momo, haverá o "Barbada do Carnaval", que é sempre bem engraçado. E na animação musical, o Grupo Bafo Quente, a Orquestra Ouro Verde e mais quatro blocos.


Risarte Odontologia
Os dentistas Alexandre José Vilas Boas, Edson Rodrigues Marques e Jeferson Lopes de Souza, recepcionaram amigos e familiares em evento de inauguração de mais uma clínica Risarte Odontologia, no último dia 28 de janeiro. Eles já transformam sorrisos em Cambé, Curiúva, Ibaiti e agora também na unidade em Londrina. As fotos são de Lucas Cassiano

Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Lucas Cassiano/Divulgação


Alexandre José Vilas Boas, Edson Rodrigues Marques e Jeferson Lopes de Souza, sócios-proprietários da Risarte Odontologia

Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Lucas Cassiano/Divulgação


Cuidando de todos os detalhes do evento, Hamilton Junior e Eduardo Santos, da San Valentine Assessoria em Eventos, ladeando o casal de anfitriões Jeferson de Souza e sua esposa, Taila Suelen dos Santos


Imagem ilustrativa da imagem O primeiro viaduto de Londrina foi de madeira
| Foto: Divulgação


Com estandes quase todos locados, a 5ª Mostra Festas e Noivas do Armazém da Moda já tem data marcada: será de 29 a 31 de março. A mostra reunirá os melhores profissionais e fornecedores dos diferentes segmentos a que uma festa tem direito. O foco é para casamentos, debutantes e formaturas. Coloque em sua agenda, vai gostar do evento