Live levada ao ar na última sexta-feira (23) em alusão aos 49 anos da Companhia de Desenvolvimento de Londrina – CODEL, mostra que a autarquia assume o protagonismo na construção de um desenvolvimento saudável para nossa cidade.

Ficou claro a ideia da promoção do Turismo, o fortalecimento de uma Indústria de Base Tecnológica e a construção de uma Cidade Inteligente.

E foi também nesse sentido que abordei na coluna passada (19) o potencial econômico que a revitalização do parque Arthur Thomas pode assumir dentro desta cadeia de criação de valor.

Hoje, esta coluna escrita a seis mãos, busca lembrar aspectos técnicos importantes que precisam ser considerados nessa revitalização.

Não há coincidências ...

No dia que era anunciada a proposta de revitalização do Parque Arthur Thomas como o ‘marco’ dos 90 anos de Londrina, uma equipe de professores da UTFPR, estava em visita técnica buscando entender as soluções que foram adotadas na preservação de corpos hídricos urbanos em cidades europeias.

... quando a demanda é da sociedade.

Esta equipe, heterogênea por excelência, sob a coordenação do prof. Jorge Martins (físico e especialista em modelagem atmosférica), e completada por mim (economista) e pelo prof. Alessandro (cientista da computação) integram o consórcio internacional denominado ‘Rain Solution’.

Cooperação internacional ...

Esse consórcio, é uma iniciativa internacional liderada pela Universidade de Lund/Suécia que, além do Brasil, conta com a participação de Noruega, Estônia, Irlanda, Holanda, Espanha e África do Sul, e é financiado com recursos do edital Water JPI 2018 Joint Call: Closing the Water Cycle Gap e da Fundação Araucária.

... na busca das melhores soluções...

O propósito principal desse consórcio é juntar conhecimentos distintos na busca de desenvolver estruturas integradas de metodologias para a restauração e reabilitação de sistemas urbanos de recursos hídricos, de forma sustentável com foco no bem-estar humano e benefícios da biodiversidade, chamadas genericamente de ‘Soluções Baseadas na Natureza’ (SBN).

... que apontam para um conjunto de ações.

O recorrido, realizado entre os dias 01 e 14/12 contemplou visitas a soluções adotadas em copos hídricos urbanos nas cidades de Dublin/Irlanda, Amsterdã/Holanda, Budapeste/Hungria e Copenhague/Dinamarca. O sucesso na implantação dessas soluções pode ser resumido em três conjuntos de ações.

Preservação da calha do corpo hídrico ...

Não permitindo que a água tenha contado direto com as encostas de terra (utilizar estruturas de gabiões, concreto armado ou pedras); e impedindo que a calha receba sedimentos que levem a seu assoreamento.

... qualidade e quantidade de água ...

É necessário reter a maior quantidade de água antes de afluir ao corpo hídrico. Aquela que aflui precisa contar com sistema de decantação de partículas suspensas, retenção de flutuantes e dispersão da água sem turbilhonamento.

... e monitoramento sistemático.

É preciso contar com dispositivos de sensoriamento que monitorem a quantidade de água, sua qualidade e a evolução da deposição de sedimentos na calha e ter um plano de intervenção quando certos limites forem ultrapassados.

Criando expertise para muito mais.

Um projeto de revitalização do Parque Arthur Thomas que contemple estratégias que atendam a esse grupo de ações permitirá a construção de um ‘Central Park” tupiniquim, que servirá de modelo para a revitalização de toda a bacia do Ribeirão Cambé.

Jorge A. Martins – Físico e especialista em modelagem climática. Professor da UTFPR

Alessandro B. Bovo – Cientista da Computação. Professor da UTFPR

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, Professor da UTFPR.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link