As sementes do mal
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 23 de abril de 2018
por Paulo Briguet 

A professora Maria Lúcia Victor Barbosa, minha colega da Academia de Letras de Londrina, é uma das mentes mais lúcidas do Brasil. Ler os seus escritos ajudou-me a sair da caverna ideológica em que permaneci trancafiado por tantos anos. Em recente encontro da Academia, ela nos apresentou o artigo intitulado "O PT e as sementes do nazismo". No texto, a respeitada socióloga traça uma comparação entre os líderes do Partido dos Trabalhadores e o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Se há muitas diferenças entre os dois tipos e as duas situações históricas, há também semelhanças relevantes, como demonstra a autora:
1. "Lula, apesar de estar anos-luz longe de Hitler, obteve a veneração de seus militantes e adeptos."
2. "A figura de Adolf Hitler representava o homem comum, de origem humilde, ansioso para compensar seus sentimentos de inferioridade através da militância política."
3. "Lula enriqueceu como nunca banqueiros, empreiteiros e outros representantes da classe alta."
4. "A pregação nacional-socialista fascinou muitos intelectuais. Na Universidade de Göttingen, que chegou a ser o maior centro de pesquisas de matemática do mundo, mais da metade dos alunos era nazista. Como se sabe, a grande chocadeira ideológica do PT foi implantada nas universidades. Intelectuais orgânicos do partido conseguiram abundantes convertidos, que se tornaram fanáticos militantes."
5. "Hitler seduziu a nação através de intensa propaganda comandada por Joseph Goebbels. Em exaltados discursos, prometia ao povo alemão um futuro brilhante, numa linguagem que podia ser compreendida até pelas pessoas mais simples. Os homens da propaganda petista, talvez instintivamente, seguiram as recomendações de Goebbels."
6. "Hitler foi preso. Na cadeia, o nazista Rudolf Hess escreveu um livro intitulado "Minha Luta", que Hitler publicou com seu nome. Lula, mesmo antes da prisão, fez publicar em um livro com entrevistas suas: A Verdade Vencerá O povo sabe por que me condenaram."
7. "Hitler aparelhou o Estado. Lula fez o mesmo desde o seu primeiro mandato."
8. "As milícias de Hitler usavam de todo tipo de violência contra adversários. Os camisas vermelhas fazem a mesma coisa, estimulados por declarações dos líderes."
9. "O Führer dividiu a Alemanha entre nós, os perfeitos, e eles, os inimigos. O PT estimulou o ódio jogando negros contra brancos, homossexuais contra heterossexuais, mulheres contra homens."
10. "Derrotado, mas ainda sonhando até o fim com a vitória, Hitler se refugiou no bunker. Lula, diante da iminência de ser preso, homiziou-se no Sindicato dos Metalúrgicos."
Conheço a famosa teoria de Godwin, segundo a qual toda referência a Hitler e ao nazismo indica que uma determinada discussão se aproxima do final. Diante de todas as semelhanças apontadas pela professora Maria Lúcia, no entanto, não há como ficarmos indiferentes. Espero que essa discussão se encaminhe mesmo para o fim, com Lula preso e o Brasil livre. Viremos a página!
Fale com o colunista: [email protected]


