Imagem ilustrativa da imagem A Paixão de Londrina
| Foto: Shutterstock


1. "Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem." (Lc 23,34)
Em 2018, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) não destinou um centavo para o mais importante e popular espetáculo teatral da cidade, encenado há 40 anos na Vila Portuguesa. Teve dinheiro para vários projetos, alguns bem discutíveis, mas nada para a Paixão de Cristo.

2. "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso." (Lc 23,43)
Todos os anos, a Paixão de Cristo reúne multidões. Até 35 mil pessoas reuniram-se para ver os dolorosos passos de Jesus antes da ressurreição. Trata-se de um recorde absoluto na história cultural da cidade. Com a talentosa direção de Wagner Donadio, a montagem conta com o trabalho voluntário de 320 moradores no elenco e 58 no apoio técnico. Gente do povo, gente de fé.

3. "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?" (Mt 27,46)
Essa bela história começou há exatos 40 anos, por iniciativa de alguns cristãos dos bairros próximos. E justamente agora o espetáculo corre o risco de não ser realizado por falta de recursos. A maior dificuldade agora é cobrir os custos de locação dos equipamentos de som e luz. O custo total estimado do espetáculo é de R$ 43 mil. Som e luz representam metade desse valor, e são imprescindíveis para a realização da montagem.

4. "Mulher, eis aí o teu filho."…"Filho, eis aí tua Mãe." (Jo 19,26)
Vocês sete viram que no último sábado choveu bastante. E sabe onde estava o pessoal da Paixão de Cristo? Estava lá, na Vila Portuguesa, ensaiando debaixo do aguaceiro. São autênticos guerreiros da fé e da cultura popular. Londrina deveria abraçar a Paixão de Cristo!


5. "Tenho sede!" (Jo 19,28)
O ser humano tem sede de beleza, bondade e verdade. A Paixão de Cristo é uma daquelas raras circunstâncias em que encontramos esses três elementos indissoluvelmente ligados. Mais do que uma história de dor e sofrimento, a Paixão é a vitória da vida, a prova luminosa de que o amor é mais forte que a morte. Depois da Paixão, sempre vem a Páscoa. E então prevalecem aquelas que Chesterton chamava de "virtudes alegres": fé, esperança e amor.

6. "Tudo está consumado." (Jo 19,30)
De uma coisa vocês sete podem ter certeza: a Paixão de Cristo de Londrina não tem partido político, não tem discurso socialista, não tem ideologia de gênero, não tem comunismo. Frei Betto nem passa por perto. Ali, nada de Fidel ou Che: o protagonista é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ninguém vai ao CSU para ver a história de um "bom" companheiro, mas para louvar o Salvador do universo.

7. "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito." (Lc 23,46)
Se você puder ajudar, ajude. Se sua empresa puder apoiar, apoie. Se você quer dar uma força para este grande evento popular, entre em contato pelo fone (43) 9-8401-5656. Londrina não pode ficar sem a Paixão!


Fale com o colunista: [email protected]