Nesta terça-feira (14), das 19h30 às 21h30, a Prefeitura de Londrina realizará uma audiência pública para debater o cronograma das ações do PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). O encontro ocorrerá no auditório da PUC (Pontíficia Universidade Católica), localizado na Avenida Jockey Club, 485, e também será transmitido virtualmente. O formulário de inscrição pode ser encontrado através deste link, e estará disponível até às 15h, de terça-feira (14).

CTR , no distrito de Maravilha, ocupa um área de 30 alqueires.
CTR , no distrito de Maravilha, ocupa um área de 30 alqueires. | Foto: Divulgação/CMTU

Ao todo, o evento disponibilizou 70 vagas presenciais e outras 30 virtuais. O PMGIRS é composto de três cadernos, que trazem medidas para valorizar os resíduos e alimentar a economia circular no município. O primeiro, de cunho introdutório, lida com aspectos gerais de Londrina. O segundo aborda a situação dos resíduos sólidos na cidade. Ambos já estão editados e disponíveis no site da Prefeitura.

A reunião de amanhã (14) irá discutir o terceiro caderno, que trata do planejamento das ações. “Será apresentado um resumo do planejamento elaborado e será aberto um espaço para discussões a respeito e apresentação de propostas por parte dos ouvintes”, comentou a geógrafa da Sema e coordenadora do Comitê Diretor da PMGIRS, Mariza Pissinati.

A Lei Federal nº 12.305/2010 prevê a organização da gestão dos resíduos sólidos nos municípios brasileiros e está regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.404/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa no país. Estas legislações citam que o PMGIRS é uma condição para o acesso aos recursos da União ou aqueles por ela controlados, como os destinados aos empreendimentos e aos serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e para o fomento de entidades que atuam nessa área.

O Comitê Diretor responsável pela elaboração do PMGIRS em Londrina é formado por representantes das secretarias municipais do Ambiente (Sema), Saúde (SMS), Educação (SME), Obras e Pavimentação (SMOP), Agricultura e Abastecimento (SMAA), e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT). Participam também o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU). (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.