Em encontro realizado nesta sexta-feira (15), no Auditório da Prefeitura de Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) e seu secretariado municipal receberam membros do Fórum Desenvolve Londrina. O grupo apresentou o Manual de Indicadores de Desenvolvimento 2023 e a 12ª Pesquisa de Percepção da população sobre a cidade, levantamentos que integram os estudos anualmente produzidos para identificar, sistematicamente, problemas e soluções que possam ser debatidos em um ambiente cooperativo, entender a visão dos cidadãos e estimular o aprimoramento de ações que permitam contribuir para o desenvolvimento e futuro da cidade.

Prefeito Marcelo Belinati e o presidente do Fórum Desenvolve, Nicolás Mejía, superintendente do Grupo FOLHA
Prefeito Marcelo Belinati e o presidente do Fórum Desenvolve, Nicolás Mejía, superintendente do Grupo FOLHA | Foto: Emerson Dias - N.Com

Este trabalho é realizado por essa rede integrada, desde 2005, através de parceria entre diferentes segmentos, envolvendo hoje 38 entidades da sociedade civil organizada, poder público e setor privado. Em 2023, tendo como tema central o desenvolvimento empresarial, mais de 60 indicadores integraram o Manual. As informações podem ser acessadas no site www.forumdesenvolvelondrina.com.br .

Um dos pontos de destaque da atual edição é o percentual significativo de moradores que consideram Londrina uma boa cidade para se viver. Segundo o material, 89,8% da população, ou seja, 9 a cada 10 pessoas, avaliam o município dessa forma, sendo o recorde positivo dentre todas as edições deste estudo. Outro aspecto apontado é que, para 78,2% dos entrevistados, a qualidade de vida na cidade é ‘boa’ (53,5%) ou ‘excelente’ (24,7%). Em 2017, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, este mesmo índice era de 57,2%; e há dez anos, em 2013, era de 48,5%.

O prefeito Marcelo Belinati agradeceu e parabenizou a equipe do Fórum Desenvolve Londrina, salientando que o conjunto de estudos, indicadores e pesquisas junto à população tem importância significativa para diversos setores da cidade, incluindo o poder público. “Essas informações, além de dar visibilidade pública a dados relevantes, também nos ajuda a melhorar nossa atuação. Nosso foco é aprimorar as políticas públicas em todos os setores, e fico muito feliz e honrado em saber que quase 90% das pessoas, de acordo com a pesquisa, gosta de viver aqui e tem orgulho de Londrina. Vivemos um momento de evolução e a população está recuperando sua autoestima, valorizando mais a cidade, fatores que também enaltecem o trabalho de nossas secretarias e órgãos municipais, servidores e equipes, e, claro, toda a sociedade civil, entidades e instituições que atuam para melhorar a qualidade de vida em nossa região”, destacou.

O presidente do Fórum Desenvolve Londrina, José Nicolás Mejià, abriu a reunião enfatizando que, em 2023, o Manual é elaborado ao longo do ano para traçar um panorama sobre Londrina, baseado em fontes confiáveis e fidedignas. “Poder compartilhar na Prefeitura os resultados desses estudos demonstra a relevância do trabalho e reforça o interesse do poder Executivo em avaliar cenários e evoluir em suas políticas públicas. Este momento para nós é uma honra, mostrar essas informações que comparam o panorama atual com anos anteriores, indicando o que melhorou e onde é possível avançar, trazendo um termômetro e diretrizes de planejamento para os anos seguintes. O material também baliza as estratégias de levantamentos para 2024”, afirmou.

Por sua vez, o membro do Conselho Fiscal do Fórum, Paulo Sendin, informou que o levantamento do Manual é baseado em três pilares de indicadores, dos quais dois são secundários, a partir de fontes oficiais, chamados Problemas e Resultados; e outro é secundário, via levantamento próprio, consistindo na Pesquisa de Percepção. “Os estudos permitem acompanhar a evolução dos fenômenos analisados, ano a ano, e traduzi-los em linguagem simples e acessível a todo o público, de forma clara e transparente. Estes indicadores, além de serem dispostos com informações didaticamente, espelham diferentes realidades e também estão alinhados com a visão de futuro do Fórum Desenvolve Londrina, pensando no centenário da cidade até 2034”, apontou.

Já o membro do Conselho de Administração do Fórum Desenvolve, Fábio Pozza, informou que o cruzamento de informações entre a opinião pública e os indicadores com bases oficiais permitem construir um panorama amplo sobre a realidade local, a partir de um modelo de pesquisa painel similar ao utilizado pelo Censo. “A metodologia é a mesma e a pesquisa carrega elementos quantitativos e descritivos, tendo sua amostragem distribuída por sexo, faixa de idade (maiores de 18 anos), renda familiar e região de moradia. Foram entrevistadas 600 pessoas e os trabalhos de pesquisa pública foram realizados de julho a agosto de 2023. Todos podem conhecer o resultado acessando o site do Fórum Desenvolve, e também temos o material impresso”, contou ele, que está na coordenação da Pesquisa de Percepção nas 12 edições em que foi realizada no escopo do Fórum.

O secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, que também esteve no encontro, enfatizou que a Prefeitura de Londrina também possui um sistema de governança que faz um planejamento estratégico de coleta, sistematização e acompanhamento de seus indicadores próprios. “Este trabalho foi criado na atual gestão e é coordenado pela Secretaria de Governo, realizado por comitês em cada uma das secretarias e órgãos municipais, que fazem seus levantamentos. Agora, recebemos mais uma edição do Manual do Fórum e vamos analisar, fazer cruzamento de dados para termos ainda mais eficiência em nossa governança. Trata-se de um trabalho com perspectiva de curto, médio e longo prazo e que ultrapassa a instância do poder municipal, já que está agregado a ações conduzidas pela sociedade civil, com a qual temos estabelecido um canal bom e importante pelo bem de Londrina”, comentou.