O presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), Marcelo El Kadre, criticou o deputado federal Toninho Wandscheer (PP), líder da bancada do Paraná no Congresso Nacional, que esqueceu de incluir a emenda para construção do Teatro Municipal de Londrina no orçamento de 2024. “Como eles fazem uma emenda de bancada e o deputado responsável esquece de protocolar e faz um vídeo dizendo: ‘Ah, esqueci?’. É um absurdo”.

Com essa falha, a tendência é que a emenda só possa ser incluída no orçamento de 2025. O Teatro Municipal é uma demanda antiga de Londrina, já que a obra nunca foi concluída e segue abandonada na zona leste.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Wandscheer pediu desculpas pelo erro.

“Foi uma situação que não foi da nossa vontade, mas foi um erro nosso. E infelizmente não conseguimos incluir no processo junto com as emendas da bancada para o orçamento do ano que vem. Estamos aqui pedindo desculpas a todos”, disse no vídeo.

Em relação ao Teatro Municipal, o deputado Filipe Barros (PL) lembrou que houve articulação com a gestão anterior do governo federal. À época, a saída seria pela Lei Rouanet, mas o município não fez o tombamento da área e o projeto não andou.

“Nós precisamos, de uma vez por todas, concluir aquela obra, aquele elefante branco não pode continuar daquela forma”, disse o parlamentar, estimando um investimento de até R$ 200 milhões para a conclusão. “É um valor alto, mas é uma obra importante.”

Confira o vídeo divulgado pelo deputado federal Toninho Wandscheer: