Em 2018, quando completou 70 anos de vida, a Folha de Londrina adotou o slogan que a cada dia se mostra bastante atual. "Não dá para falar da FOLHA sem falar de Londrina, não dá para falar de Londrina sem falar da FOLHA". As histórias da cidade de 88 anos e do jornal que faz 75 anos no próximo 13 de novembro se confundem em muitos aspectos e em várias curvas dessas duas trajetórias vitoriosas.

Na última quinta-feira (13) foi dia de relembrar essas histórias por ocasião da homenagem que a Folha de Londrina recebeu da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná durante a sessão especial da AL. A honraria "Filhos dessa Terra" foi concedida durante a abertura oficial da Assembleia Itinerante, na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

Por meio da Assembleia Itinerante, o Poder Legislativo leva sessões especiais da AL para as principais cidades do Paraná. É uma forma de aproximar o parlamento dos cidadãos de todas as regiões do Estado.

A homenagem à FOLHA foi proposta pelo deputado e 1° secretário da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD). Além da Folha de Londrina, foram reverenciadas diversas pessoas e instituições que trabalharam - e ainda trabalham - para o desenvolvimento de Londrina e região.

Com a prestação da homenagem, a Assembleia Legislativa não apenas reconhece a importância do papel da FOLHA à construção de Londrina e dos municípios que fazem parte da sua região metropolitana, mas também reconhece a relevância do bom jornalista profissional e o serviço essencial que o jornal exerce para a sociedade.

“A FOLHA é o único jornal impresso na região, trazendo sempre a boa informação para todo o Paraná. Então, nada mais justo do que a Assembleia Legislativa prestar essa justa homenagem ao grande veículo de comunicação que é a Folha de Londrina”, ressaltou o deputado Alexandre Curi.

O superintendente do Grupo Folha de Londrina, José Nicolás Mejía, agradeceu a homenagem: “É um reconhecimento e uma honra receber essa homenagem da Assembleia. É um reconhecimento pelo trabalho que a FOLHA presta e que eu compartilho com toda a equipe, tanto atual quanto com todas as pessoas que já contribuíram para o jornal”.

A reverência feita pela Assembleia Legislativa orgulha e motiva a todos que trabalham para que a Folha de Londrina circule diariamente no impresso e online. É o reconhecimento da importância dos veículos regionais de imprensa, do noticiário forte do interior do país, que contribui para diminuir os chamados desertos de notícia porque dá voz a localidades que não têm veículos de jornalismo locais.

A imprensa regional precisa ser valorizada pois tem uma perspectiva diferente daquela das grandes capitais, característica que contribui para a pluralidade da sociedade e para a democracia.

Obrigado por apoiar o jornalismo da FOLHA!