O Londrina segue produzindo vexames para a sua história na Copa do Brasil. Tem sido uma constante nos últimos anos, infelizmente, para a sofrida torcida alviceleste. Mesmo precisando apenas do empate, o LEC foi atropelado pelo Nova Mutum-MT por 4 a 2, na tarde de quarta-feira (22), e caiu pela terceira vez seguida logo na primeira fase da competição milionária.

A atuação do LEC no Mato Grosso foi uma consequência do planejamento quase amador que o clube fez para o início da temporada. A derrota e a eliminação no estádio Valdir Doilho Wons repetem os fracassos históricos diante do Gurupi (TO), em 2017, XV de Piracicaba, em 2020, e o Ceilândia (DF), em 2022.

Mas dessa vez o time montado pelo gestor Sergio Malucelli "se superou". O Alviceleste conseguiu tomar quatro gols de um adversário que luta conta o rebaixamento no Campeonato do Mato Grosso, só havia marcado quatro vezes em sete jogos, não ganhava há um mês e não tinha vencido ainda em casa na temporada. Na sua segunda participação na Copa do Brasil, o Nova Mutum, que não disputa nenhuma divisão do Brasileiro, chegou a uma classificação inédita para a segunda fase.

Além da eliminação precoce, o Londrina deixa de receber uma cota de R$ 1,4 milhão, que aliviaria os graves problemas financeiros do clube. O Tubarão volta nesta quinta-feira (23) para o Norte do Paraná aos frangalhos e ainda mais pressionado para enfrentar o Athletico, no domingo, no estádio do Café, em busca de uma vaga na segunda fase do Campeonato Paranaense.

Jogo

Em um primeiro tempo em que o Londrina abusou dos erros defensivos, nem o fato de sair na frente do placar foi o suficiente para o Tubarão sustentar a vitória parcial. O jogo começou aberto e com chances para os dois lados.

Aos 13 minutos, Felipe Vieira fez boa jogada e finalizou na direção do gol. A bola desviou e foi parar no fundo da rede do goleiro Neto. Não deu tempo para comemorar e no lance seguinte o Nova Mutum empatou com o atacante Lorran, em vacilo de todo o sistema defensivo alviceleste.

O LEC sentiu o gol e tomou a virada aos 20. Gabriel tentou cortar e a bola sobrou novamente para Lorran, que não desperdiçou. Atordoado, o Tubarão tomou o terceiro aos 23. Após novo vacilo da defesa, que ficou reclamando de impedimento, Felipinho recebeu livre e tocou com categoria por cima do goleiro Saulo.

O Londrina tentou se equilibrar em campo e descontou aos 29 com o centroavante Júnior Dutra, em bela finalização. Na sua primeira partida como titular, o camisa 9 balançou as redes pela primeira vez com a camisa alviceleste.

O segundo tempo começou da mesma forma. O Londrina errando e o Nova Mutum aproveitando. Aos 8, o zagueiro Gabriel cometeu nova falha e o artilheiro Lorran não desperdiçou. Mandou no ângulo do goleiro Saulo, marcou o seu terceiro gol na partida e decretou a vitória do seu time e a classificação para a segunda fase.

No desespero, o técnico Omar Feitosa fez as cincos substituições a que tinha direito, mas foi em vão. O Londrina continuou completamente desorganizado e pouco criou. No fim, festa para a torcida do Nova Mutum, que gritou olé nos minutos finais, e decepção enorme para a galera alviceleste.

A FOLHA tentou ouvir o gestor Sérgio Malucelli após o jogo, mas ele não atendeu as ligações nem respondeu as mensagens.

EM NOVA MUTUM

Nova Mutum 4

Neto; Taylon, Hugo, Guilherme Eloy e Lucas Vinícius (Pedro Marx); Vitor, Jackson e George (Marquinhos); Felipinho, Rondinelli (Cleiton Grefe) e Lorran. Técnico: Mário Roberto

Londrina 2

Saulo; Ezequiel (Juninho), Thawan, Gabriel e Felipe Vieira; João Paulo, Moisés (Brandão) e Diego Jardel (Juan Díaz); Vinícius Jaú (Peu), Júnior Dutra e Hugo Cabral (Victor Daniel). Técnico: Omar Feitosa

Árbitro: Paulo Henrique Salmazio (MS)

Local: estádio Valdir Doilho Wons

Gols: Felipe Vieira, aos 13, Lorran, aos 14 e aos 20, Felipinho, aos 23, e Júnior Dutra, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Lorran, aos 8 minutos do segundo tempo

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link