FOLHA ENEM/ CADERNO 6/ CIÊNCIAS HUMANAS

01. (ENEM)

Vocês que fazem parte dessa massa

Que passa nos projetos do futuro E duro tanto ter que caminhar

E dar muito mais do que receber Ê, ô, ô, vida de gado

povo marcado

ZÉ RAMALHO Adaptado.

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho letra da canção lançada em 1979?

a) Militância política.

b) Passividade social

C) Altruismo religioso

D) Autocontrole moral.

E) Inconformismo eleitoral.

02. (ENEM)

Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL Maga do encarceramento os jovens do Brasi Brasiãa Presidência da Republica. 2015

Nesse contexto, as politicas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a

A) Flexibilização do Código Civil.

B) Promoção da inclusão social

C) Redução da maioridade penal.

D) Contenção da corrupção política. e expansão do período de reclusão.

03. (ENEM)

Seu turno de trabalho acabou, você já está em casa e é hora do jantar da família. Mas, em vez de relaxar, você começa a pensar na possibilidade de ter recebido alguma mensagem importante no e-mail profissional ou no grupo de WhatsApp da empresa. Imediatamente, você fica distante. Momentos depois, com alguns toques na tela do celular, você está de volta ao ambiente de trabalho. O jantar e a família ficaram em segundo plano.

A simples vontade de checar mensagens do trabalho pós-espedionte prejudica sua saúde —e à de sua familia. Disponivel om www DOE. COM Acesso em: 4 dez 2016

O texto indica práticas nas relações cotidianas do trabalho que causam para o indivíduo a

A) Proteção da vida privada.

B) Ampliação de atividades extras.

C) Elevação de etapas burocráticas.

D) Diversificação do lazer recreativo.

E) Desobrigação de afazeres domésticos.

04. (ENEM)

Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO. V; BARBOSA, R C. Antiatas por um dia? Joao Pessos Editora Universádnia. 2009

Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

A) Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial.

B) Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural.

C) Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político.

D) Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas.

E) Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.

05. (ENEM)

Entre as muitas batalhas, destaca-se aquela voltada para a dessegregação dos ônibus de Montgomery, Alabama. O estopim foi a prisão da costureira Rosa Parks, que se recusou a ceder seu assento a um homem branco. O boicote aos ônibus teve início em dezembro de 1955. A população negra preferia andar quilômetros a pé, todos os dias, a sofrer as humilhações de um transporte segregado.

Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).

O tema do texto refere-se a um movimento social que, na longa duração da história norte-americana, exigia a

A) Concretização de princípios socialistas.

B) Abolição do trabalho compulsório.

C) Proteção da militância política.

D) Legitimação do voto feminino.

E) Extensão de direitos civis

06. (ENEM)

Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, a rapidamente conclui que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.

ENGELS, F. À situação da classe trabalhadora na ingisterra São Paulo Botempo, 2010

No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)

A) Conceito de luta de classes.

B) Alicerce da ideia de mais-valia.

C) Fundamentos do método cientifico.

D) Paradigmas do processo indagativo.

E) Domínios do fetichismo da mercadoria.

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07. (ENEM)

A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados dependiam um do outro. E porque todos sabiam disso podiam brigar uns com os outros, mas no final tendiam a concordar com um modus vivendi. Bem, nada disso existe hoje. A maioria das pessoas não pode planejar seu futuro muito tempo adiante.

PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Soc., n. 1, 2004 (adaptado).

No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à

A) conflituosidade das classes sociais

B) fragilidade da representação sindical.

C) padronização dos métodos produtivos.

D) Instabilidade das relações contemporâneas

E) Consolidação do processo de estratificação.

08. (ENEM)

As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais pois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos. nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA. J M ota! Confitos polo uso do ferrtóro na Amazônia mnerai Mecestor, n 16. 2017

O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

A) escassez de incentivo cultural.

B) Rompimento de vínculos locais.

C) Carência de investimento financeiro.

D) Estabelecimento de práticas agroecológicas.

E) Enriquecimento das comunidades autóctones.

09. (ENEM)

No semiárido brasileiro, o sertanejo desenvolveu uma acuidade detalhada para a observação dos fenômenos, ao longo dos tempos, presenciados na natureza, em especial para a previsão do tempo e do clima, utilizando como referência a posição dos astros, constelação e nuvens. Conforme os sertanejos, a estação vai ser chuvosa quando a primeira lua cheia de janeiro “sair vermelha, por detrás de uma barra de nuvens”, mas “se surgir prateada, é sinal de seca”.

MAIA, D. MAIA, A C A uulzoção dos dios Pcoulares e da observação do tempo pars 4 chmtDiogia Escolar nO ensino fundamenta! 1! GeoTentos, n 1, ui 2010 (adaptado)

O texto expõe a produção de um conhecimento que se constitui pela

A) Técnica cientifica.

B) Experiência perceptiva.

C) Negação das tradições.

D) Padronização das culturas.

E) Uniformização das informações.

10. (ENEM)

A filosofia é como uma árvore, cujas raízes são a metafísica: o tronco, a física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências, que se reduzem a três principais: a medicina, a mecânica e a moral, entendendo por moral a mais elevada e a mais perfeita porque pressupõe um saber integral das outras ciências, e é o último grau da sabedoria.

DESCARTES. R Principios da Alosofis Luboa Edições TO. 1997 (adaptado)

Essa construção alegórica de Descartes, acerca da condição epistemológica da filosofia, tem como objetivo

A) Sustentar a unidade essencial do conhecimento.

B) Refutar o elemento fundamental das crenças.

C) Impulsionar o pensamento especulativo.

D) Recepcionar o método experimental.

E) Incentivar a suspensão dos juízos.

11. (ENEM)

Sócrates: “Quem não sabe o que uma coisa é, como poderia saber de que tipo de coisa ela é? Ou te parece ser possível alguém que não conhece absolutamente quem é Mênon, esse alguém saber se ele é belo, se é rico e ainda se é nobre? Parece-te ser isso possível? Assim, Mênon, que coisa afirmas ser a virtude?”.

PLATÃO. Ménon fo de Janeiro PUC-Rio São Paulo: Loyola, 2001 (adaptado)

A atitude apresentada na interlocução do filósofo com Mênon é um exemplo da utilização do(a)

A) escrita epistolar.

B) Método dialético.

C) Linguagem trágica.

D)Explicação fiscalista.

E) Suspensão judicativa.

12. (ENEM)

De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tomou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças 0 cures o Brasá nos pnmeros sócios. São Payio Comento. 2010 (adaptado)

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é aA) Adoção de rituais místicos

A) Adoção de rituais místicos

B) Rejeição dos dogmas cristãos.

C) Superação da tradição popular.

D) Imposição da farmacologia nativa.

E) Conjugação de saberes empíricos

13. (ENEM)

Os verdadeiros filósofos, tornados senhores da cidade, sejam eles muitos ou um só, desprezam as honras como as de hoje, por julgá-las indignas de um homem livre e sem valor algum, mas, ao contrário, têm em alta conta a retidão e as honras que dela decorrem e, julgando a justiça como algo muito importante e necessário, pondo-se a serviço dela e fazendo-a crescer, administram sua cidade.

PLATÃO. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).

No contexto da filosofia platônica, o texto expressa uma perspectiva aristocrática acerca do exercício do poder, uma vez que este é legitimado pelo(a)

A) Prática da virtude.

B) Consenso da elite.

C) Decisão da maioria.

D) Riqueza do indivíduo.

E) Pertencimento de sangue

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14. (ENEM)

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria.

Aquilo de que todos os seres são constituídos, e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem. Pois deve haver uma natureza qualquer, ou mais do que uma, donde as outras coisas se engendram, mas continuando ela a mesma.

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

O texto aristotélico, ao recorrer à cosmogonia dos pré - socráticos, salienta a preocupação desses filósofos com a

A) Mutação ontológica dos entes.

B) alteração estética das condutas.

C) transformação progressiva da ascese.

D) sistematização crítica do conhecimento.

E) modificação imediata da espiritualidade.

15. (ENEM)

Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não existe um amor natural, mas somente uma explosiva mistura de temor e necessidade recíprocos que, se não fosse disciplinada pelo Estado, originaria uma incontrolável sucessão de violências e excessos.

NICOLAU, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à Idade Moderna. São Paulo: Globo, 2005 (adaptado).

Referente à constituição da sociedade civil, considere, respectivamente, o correto posicionamento de Aristóteles e Hobbes:

A) Instrumento artificial para a realização da justiça e forma de legitimação do exercício da coerção e da violência.

B) Realização das disposições naturais do homem e artifício necessário para frear a natureza humana.

C) Resultado involuntário da ação de cada indivíduo e anulação dos impulsos originários presentes na natureza humana.

D) Objetivação dos desejos da maioria e representação construída para possibilitar as relações interpessoais.

E) Realização da razão e expressão da vontade dos governados.

16. (ENEM)

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Queremos tratar da tirania de animais humanos sobre animais não humanos. Essa tirania causou e ainda causa dor e sofrimento apenas comparáveis aos que resultaram de séculos de violência de seres humanos brancos sobre seres humanos negros. A luta contra ela é tão importante quanto outras disputas morais e sociais.

SINGER, P. Libertação animal. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

O trecho apresenta características de uma importante corrente da ética contemporânea que se designa:

A) Ecoética — visão superior da natureza

B) Bioética — implicação biológica das ações.

C) Antiespecismo — definição igualitária das espécies.

D) Existencialismo — valorização crescente da subjetividade.

E) Relativismo — compreensão diferenciada das alteridades

Confira o gabarito com as respostas deste simulado

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