Há registros superiores a 80% de internações pela Covid e o Sul aparece em destaque, com Santa Catarina e o Rio Grande com mais de 93%, o Paraná ainda na cota superior aos 80%, referencial de outros estados. Retomada indispensável das cautelas com a máscara, álcool em gel. Número de óbitos segue em alta. Nas últimas 24 horas mais 25 mil casos de infecções. Na China, no vai e vem da pandemia, decretou-se lockdown em 2 regiões de 1,7 milhão de habitantes. Lá a medida é radicalíssima, como se sabe.

Fora do debate

Debates eleitorais sem os candidatos que lideram pesquisas é como assistir a filme de King Kong sem o gorila. Pois vai ser assim: Bolsonaro o admite apenas em segundo turno e Lula exige um pool de emissoras, um eufemismo para a fuga. Mesmo que seja bom para os demais candidatos torna a disputa inócua e destituída de sentido. Vantagens visíveis para Ciro Gomes e Simone Tebet pelo discurso e a persuasão. Na Bahia se declararam como representantes do centro democrático no espectro político-partidário.

Auxílio Brasil

A ampliação para R$ 600 do Auxílio Brasil não será um proselitismo suficiente, já que os valores não levam em conta o número de integrantes e o nível de pobreza da família atendida. E há um temor muito sério em relação ao índice de abstenção nas hostes bolsonaristas por causa das pesquisas que dão Lula muito na frente.

Repulsa feminina

A repulsa do eleitorado feminino, elevadíssima, ainda não chegou nos pré-candidatos a governos estaduais situacionistas. A de Tarcísio de Feitas, em São Paulo, é de 14%, a de Claudio Castro, no Rio, de 18%, e de Romeu Zema em Minas é de 22%. A maior rejeição estadual é em São Paulo, com 60%. Episódios da Caixa Econômica Federal com as ações de seu ex-presidente, Pedro Guimarães, com assédio moral e sexual, ganham força com as mediações da nova presidente tocando os inquéritos, o que pode, dependendo das consequências, recuperar a imagem da instituição e do governo pelo menos em parte.

Varíola

Mais de 70 casos da varíola dos macacos no Brasil, São Paulo com mais de 50% e até agora um no Paraná que teve passagem por São Paulo. Até agora a cautela é com o monitoramento dos casos.

PECs em ebulição

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mantém hoje contactos com as lideranças para ver como se dará e em que termos a CPI desejada do MEC na qual a oposição aposta, enquanto a situação busca reduzir ao mínimo os seus efeitos e tentando até levá-la para depois das eleições, o que revela seus temores. Já o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, continua operante na questão das PECs. A oposição deseja transferir para agosto a PEC kamikaze.

Combustíveis

Com as alterações de preços dos combustíveis no Rio o Procon aproveitou-se das infrações para enquadrar vários postos .

Imóveis

Juros altos e a queda abrupta na poupança são as maiores preocupações do mercado imobiliário. Recursos da caderneta eram como sempre fundamentais, especialmente nos programas habitacionais.

Bebês

A Academia Americana de Pediatria indica o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses do bebê. Essa norma foi divulgada na revista Pediatrics. Entre outras recomendações desaconselha a cama compartilhada para os bebês.

Folclore

Se é verdade que um apoiado por Bolsonaro tem 64% de rejeição pelo eleitorado e 51% se indicado por Lula, a troco de que essa hostilidade não é vista em suas situações pessoais?