Da oferta de 10.295 vagas de emprego no Paraná, 1.850 são de Curitiba, o que acentua o fato de a maioria se ajustar ao interior. Em Londrina pelo quarto mês consecutivo a cidade marcou 1.800 vagas no quadrimestre. O Paraná, sétimo de saldo na geração de empregos, criou 8.925 postos, o que representou avanço de 0,31% ,relativamente ao estoque de trabalhadores em março. Já se sabe que haverá brevemente falta de qualificação, razão pela qual Senai-Sesi mantiveram cursos de habilitação para 5 mil pessoas em quatro unidades federativas. Para que o distributivismo se firmasse seria interessante alguma iniciativa do gênero aqui também. Afinal, somos todos filhos de Deus e vítimas do corte do ICMS sobre combustíveis e energia.

Foguetes

Estamos ingressando no tempo das festas juninas, ora de afinal testar a lei que proíbe fogos com estampido e até aqui mal regulada, sem a devida fiscalização e com o chio dos defensores dos cães que afinal são os que mais padecem ante à barulheira. A infração só pode ser aplicada com a presença de fiscais que nem sempre as secretarias do Meio Ambiente têm em número necessário. Em Londrina, por exemplo, em 2018, como era novidade, houve 23 multas que caíram para 4 em 2020, 2 em 2021 e 3 em 2022.

Retomada

Estamos encarando a intensificação dos casos de Covid, em escalada cada vez menos simétrica ao número de óbitos e ingressando numa fase de cobertura vacinal que alcança níveis assustadores. Há aliás um conflito entre o que pensa o ministro Queiroga e uma nota técnica da pasta que recomenda extremos cuidados e o retorno das máscaras. O fato é que a média móvel de casos dobrou em duas semanas e retornou ao nível de março.

LEIA MAIS

Amazônia invadida
Confronto renovado

Paranoia

Finalmente a Anatel resolveu entrar de sola contra abusos ao autorizar o bloqueio de chamadas feitas por robôs. Para livrar-se do transtorno tem que se virar para valer no enfrentamento da burocracia.

Semeando

Afinal começou a distribuição de 10 mil mudas de árvores no interior das regionais.

Sem crime

Segundo a Procuradoria-Geral da República a acusação bolsonarista de que haveria uma sala secreta para decisões do Tribunal Superior Eleitoral não constitui delito. O direito de opinião nunca foi tão elástico a favor do governo.

Namorados

Uma pesquisa apurou que haverá menos 2,6% nas compras do Dia dos Namorados e outra, mais positiva, indica que 64,6% dos paranaenses darão presentes na data festiva.

Folclore

Nessa competição direita-esquerda descobriu-se que entre os evangélicos há equilíbrio. Lula teria 23% de direitistas e Bolsonaro nada menos de 29% de esquerdistas. Nunca a direita e a esquerda estiveram tão loucas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1