Não foi fácil estabelecer um mínimo de simetria entre os entes subnacionais, estados e municípios, e a pasta da Saúde, para que esta exercesse na pandemia o papel de articulação e agora a questão da convivência é restabelecido com o pleito para que o fim do estado emergencial se dê depois de noventa dias e que não impacte no andamento das vacinações.

Nosso turismo

Depois da informação do IBGE do nosso avanço em turismo em nível nacional ( Foz e Curitiba como destaques), não espanta que a nossa capital siga como um dos destinos mais procurados para o feriado de Tiradentes, em que pese a força do Rio e São Paulo com carnaval e os eventos nas cidades históricas.

Front

Entre domingo e segunda tivemos no país 66 mortes e 10.393 infecções, Curitiba com um óbito e 187 casos. Com todo esse clima tivemos ontem o ambiente para uma paralisação de hospitais filantrópicos e Santas Casas em movimento nacional.

Contenda

O racha entre o TRE, na sua luta contra as fake news, e tentando enquadrar as plataformas, e o governo Bolsonaro prossegue e com a provocação do STF. Bolsonaro tem vídeo sobre a eleição de 2018 extraído do YouTube tendente a polêmica.

Terceirização

O Tribunal de Contas do Paraná está impedindo o município de Campo Largo de terceirizar seus serviços de saúde. Vai dar um pega dos bons, a matéria nada tem de tranquila.

Protesto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está contestando um projeto, já aprovado no Congresso, que tira seu poder de rastrear remédios. Durante a tramitação da matéria. No Brasil, o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, ainda em implantação, retira da agência reguladora a função de acompanhar a caixa de remédio desde a produção até chegar no consumidor. A Anvisa quer rediscussão ampla sobre o tema.

Racha

Com o fim da emergência sanitária, a Anvisa precisa aprovar pedido para excluir uso da Coronavac em adultos, já que se pretende que limite a aplicação em criança e adolescente, conforme orientação do ministro Queiroga. É mais um conflito dentro do sistema.

Final no leste

A Rússia está criando um clima de finalização da guerra com a Ucrânia fixando os ataques no leste do país. Isso é visível na frequência dos ataques, que têm ultrapassado mais de 1.200, carga pesadíssima. A resistência em casos como o de Mariupol surpreende os mais entendidos.

Terceira via

Persiste complicada a equação da terceira via: segue o choque no PSDB entre João Doria e Eduardo Leite, um pouco amimado Ciro Gomes com a neutralização de Sergio Moro, e Simone Tebet já disse rejeitar a vice e só aceita cabeça de chapa. Parece aquecer, mas não sai do lugar, e o pior, até aqui não revelou conteúdo.

MEC em foco

O Ministério da Educação, agora sob o comando de Victor Godoy Veiga, que esteve em reunião com pastores, é o maior foco de ataques ao governo, como o travamento de verbas para 1.369 municípios (1.780 obras acertadas entre municípios e governo federal desde 2012), mas atendendo aliados Há a evidência da inexistência de critérios técnicos que predomina no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Folclore

O PT, embora eventuais restrições que tenha a Requião, está convencido de que essa aliança no Paraná é indispensável a Lula, ainda mais com a boa posição desfrutada no sul pelo bolsonarismo.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link