Junto às bancadas da bala, da bola e do boi temos agora a da batota, que mostrou sua força liberando jogos de azar, bingos e cassinos. Bolsonaro, num agrado aos evangélicos, promete vetar. Esse tipo de selo é perturbador, como se dá também com as frentes parlamentares, e é resquício de atraso para um momento em que se pretende dar o salto das federações.

Craque ucraíno

No jogo Athletico x Palmeiras o gol mais bonito foi do avante Marlos, que tem dupla nacionalidade: é brasileiro do Paraná e também ucraniano com cuja nacionalidade integrou a seleção daquele país e foi um dos seus artilheiros. Revelado pelo coxa, jogou no São Paulo e depois na Europa. No momento em que as tropas russas invadiam a Rússia o atacante fez o gol no ângulo direito.

Front

Depois de recorde em 1º de fevereiro em Curitiba, o número de casos de Covid-19 baixou de 10 mil. Entre quarta e quinta no país 996 óbitos e 95.493 infecções, no Paraná 36 mortes e 9.896 casos. Cientistas chegaram a concluir que não é possível ver a Covid como endemia. O fundamento está na média móvel de 800 mortes diárias há uma quinzena, o que é muito alta.

Filiação massiva

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto pretendem uma filiação em massa no partido, o que irritou o Republicanos, que ameaça com ruptura. Mas o objetivo é o de lançar candidatos com o mesmo número de urna que ele, 22 do PL, e com isso gerar uma "onda 22". Estão com Bolsonaro o PL e mais o PP do ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, e Arthur Lira, presidente da Câmara. Essas preferências irritam Marcos Pereira, do Republicanos.

LEIA TAMBÉM:

Respostas inúteis
Melhora discreta

Fundão

Parece que o fundão eleitoral já tem maioria no STF em aberta resistência ao voto do relator André Mendonça. Por enquanto o placar é de 5 a 1e há ainda a votar mais cinco ministros. Falta, portanto, apenas um voto. Kassio Nunes, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Edson Fachin consideraram que não houve inconstitucionalidade na elevação do fundo para R$ 5,7 bilhões.

Malabarismo

As precipitações de Bolsonaro criaram dificuldades para o país em respeito à nossa "postura diplomática" e leva a nossa representação na ONU a acrobacias para criticar a ação (como fez acertadamente o vice) sem atingir russo, parceiro estratégico e sócio comum no Brics.

Guerra

Mesmo que a guerra se mantenha localizada ela agrava a inflação e a desaceleração do país. Bolsa de Moscou cai 33%, o petróleo supera US$ 100 o barril e é esperado um alude nos preços dos alimentos e o consumado encarecimento das commodities. A equipe de Paulo Guedes teme as ações populistas sobre combustíveis com a guerra. O receio está nos esforços de que Bolsonaro e Congresso busquem medidas heroicas para segurar preços com a escalada do petróleo e consequentemente dos seus derivados.

Tempo menor

Contribuinte terá menos tempo para a declaração do Imposto de Renda em 2022. Paralisação de funcionários atrasa a entrega, que começará em 7 de março e não no dia 1º, como nos anos anteriores.

Tensões

Parece que não haverá trombadas frequentes entre o governo de Ratinho Junior: professores estão batendo menos e apenas os policiais é que no ato inaugural da Penitenciária Estadual de Londrina chiaram pelos salários ainda deprimidos. O presídio novo é uma conquista, já que a exacerbação maior dos delegados era contra a superlotação das distritais. Em escala nacional há preocupação com a manifestação em massa do mesmo tema em Minas Gerais. Teme-se uma articulação nacional aproveitando o ano eleitoral.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.