A morte do "guru" do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, repercutiu entre os políticos da direita conservadora paranaense. O escritor e filósofo morreu, aos 74 anos, nesta segunda-feira (24), nos Estados Unidos, onde vivia. O comunicado da família não informou a causa, mas Carvalho havia sido diagnosticado com Covid-19 no dia 16 de janeiro.

Um dos apoiadores mais engajados do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa, o deputado estadual missionário Ricardo Arruda (PSL) afirmou que Olavo de Carvalho foi corajoso ao se posicionar como anticomunista e ter criado o que ficou conhecida como a Nova Direita Brasileira.

“Ele foi um ícone, que deu voz à direita. No país que a gente vive atualmente, que tem dificuldade de expressar o que a gente pensa, as nossas ideologias, e a gente é severamente criticado, ele levou milhões a reflexões. Mostrou o que era o comunismo no mundo. Ele abriu a mente de milhares de pessoas”, disse à FOLHA.

Imagem ilustrativa da imagem Deputados paranaenses falam sobre influência de ‘guru’ bolsonarista
| Foto: Dalie Felberg/Alep

Arruda afirmou que o aprendizado que ele teve durante a infância e juventude, para construir o político que é atualmente, foi reforçado pelas falas de Carvalho. “Não digo que foi fundamental para minha construção porque eu vivi durante o regime militar. Tinha muitos familiares atuando nas forças de segurança, então eu fui criado nessa visão de direita. Mas, com certeza, a base que ele nos deixou nos deu mais conhecimento a respeito”, garantiu.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro decreta de luto oficial por morte de Olavo de Carvalho em rara iniciativa
Perfil da Câmara curte post sobre morte de Olavo, e Eduardo Bolsonaro pede apuração

O deputado federal paranaense Filipe Barros (PSL) destacou que o escritor impulsionou a escolha de Jair Bolsonaro como presidente da República. “O professor Olavo, sem sombra de dúvidas, foi o maior filósofo brasileiro. Quem o acompanhava, como eu acompanhei como aluno, participando de seus cursos, lendo seus livros, sabe a profundidade de suas obras e como esse trabalho feito por ele foi decisivo para que essa nova direita ou essa onda conservadora tomasse conta das ruas de todo Brasil. E isso culmina na eleição do presidente Jair Bolsonaro e, acima de tudo, na conscientização da população em relação a vários temas não só políticos, mas de ordem moral e religiosa”, ressaltou.

Segundo Barros, o trabalho desenvolvido por Olavo de Carvalho será imortalizado. “A profundidade da obra do professor Olavo foi decisiva para mudança dos rumos do nosso país e certamente continuará colhendo frutos cada vez maiores. O professor Olavo infelizmente falece, mas sua obra será imortal”, finalizou.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.