A troca do Podemos pelo PSDB feita por Cesar Silvestri Filho, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, pode apimentar a corrida ao Palácio Iguaçu e complicar a reeleição de Ratinho Junior (PSD). A filiação à sigla tucana aconteceu, nesta terça-feira (18), em um evento que contou com a presença do ex-governador paranaense Beto Richa; do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo; e do governador de São Paulo, João Doria.

Imagem ilustrativa da imagem PSDB mira disputa pelo Iguaçu com filiação de Silvestri
| Foto: Gustavo Carneiro/12-11-2021

Silvestri Filhou abandonou o cargo de presidente estadual do Podemos com a promessa de ser colocado pelo PSDB como candidato ao governo do Paraná nas eleições de outubro.

Em novembro do ano passado, durante entrevista à Folha de Londrina, o ex-prefeito de Guarapuava havia dito que o seu nome estaria à disposição para ser o candidato do Podemos contra Ratinho Junior. No entanto, a disputa, que ele acreditou ser certa, foi descartada pelo partido do senador Alvaro Dias.

LEIA MAIS

Discutir saída de Moro do Podemos é algo impróprio, diz Alvaro Dias
União Brasil pediu para Moro migrar para o partido, diz presidente do Podemos

“Eu fui para o Podemos para construir um projeto de candidatura ao governo. Trabalhei para isso e fui convidado para esse propósito. Percorri o Paraná. Conversei com lideranças. Mas é verdade que, ao longo do tempo, a prioridade do Podemos deixou de ser a candidatura ao governo e passou a ser reeleger Alvaro Dias. Dentro dessa estratégia, eles entenderam não levar adiante o projeto para o governo do estado”, disse ele nesta quarta à reportagem.

Insatisfeito com a negativa do Podemos, Silvestri Filho se viu acolhido pelo PSDB, inclusive com a candidatura ao governo estadual servindo de palanque para o pré-candidato dos tucanos ao Planalto, João Doria.

“Meu projeto foi acolhido de maneira generosa pelo PSDB, que tem tradição no estado. Não estou na política para buscar conveniência e mandato por mandato. Tenho hoje por motivação levar a boa experiência de gestão que tive na prefeitura de Guarapuava para um campo maior, em uma escala maior. Um projeto de modernização da gestão, com desenvolvimento da economia e infraestrutura do estado, com mais ousadia”, afirmou.

Além de Silvestri Filho, outros nomes estariam deixando o Podemos insatisfeitos com as negociações de Alvaro Dias para reeleição ao Senado. Nos bastidores, a saída do recém-chegado Sergio Moro é cogitada. O ex-juiz estaria de conversa com o União Brasil, que vai nascer da fusão entre DEM e PSL. A reportagem não conseguiu contato com o senador paranaense.

Apesar de toda a movimentação, o agora ex-presidente estadual do Podemos não avalia essas mudanças como um “racha” do partido.

“Eu não vejo como um racha. A minha relação sempre foi muito tranquila com o Podemos, muito sincera. Na medida que ficou claro que o projeto de governo era inconveniente para os planos do partido, foi uma decisão madura de seguir rumos separados”, destacou.

Por fim, Silvestri Filho acredita que, neste momento, com seu nome colocado com mais força na disputa, a corrida ao Palácio Iguaçu ganha contornos mais emocionantes.

“Esse movimento nosso acaba estartando o jogo eleitoral do Paraná. Nós percebemos pelas movimentações das últimas hora, com agentes políticos se movimentando com mensagens e ligações. Fica muito claro que o jogo estava parado e agora começamos a mexer o tabuleiro”, finalizou.

PODEMOS EMITE NOTA

A direção executiva estadual do Podemos emitiu nota para informar a saída do ex-presidente Cesar Silvestri e comunicar que se reunirá na próxima terça-feira (25) para redefinir a presidência no Estado, "ampliando a participação dos novos deputados que estão chegando". A legenda também agradeceu o trabalho realizado por Silvestri no Paraná.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link