Patologia distributiva

No mapa da pandemia já há uma semana o Paraná figura com alta de casos. A distribuição do flagelo é desigual. Em São Paulo a ocupação de UTI pela Covid sobe 70% numa semana. Entre segunda e terça houve 139 mortes e 73.617 infecções no país, em Curitiba dois óbitos e 1.787 infecções e em Londrina, nos dez primeiros dias do ano, houve uma morte para 1.566 casos (em junho, ano passado, a letalidade era de um óbito a cada 37 casos). Em São Paulo o governador decidiu limitar a 70% os eventos como futebol e shows, mas o que se observa na Copinha é o desleixo das multidões sem máscara. Agravam o quadro as chuvas e o calor incomum em algumas regiões. Estamos com epidemia de H3N2 e tivemos o primeiro registro de ômicron, embora o ministro Queiroga afirme que essa variante seja prevalente no país. Por sinal que a redução de isolamento a assintomático a cinco dias é olhada por infectologistas como sem fundamentação científica.

Beto candidato

O PSDB está um tanto desarticulado e o esforço de João Doria para reaglutiná-lo é fundamental para sua candidatura. Seu nome mais relevante no estado continua sendo o do ex-governador Beto Richa que com a revisão dos processos da Lava Jato ( e ainda agora o ministro Gilmar Mendes, do STF, desbloqueou R$ 166 milhões dele e da família) pode entrar em campo. O mais seguro seria uma cadeira de deputado federal, todavia os mais animados veem chance de encarar pleito majoritário. Como Lula, pode explorar a condição de perseguido.

Dengue

E para não esquecer daquilo que é endêmico, noticiou-se que tivemos no Paraná 613 casos de dengue e com circulação de dois sorotipos.

CPIs ´´queimam´´

O relator da CPI da Covid, Randolfe, está cogitando de uma nova comissão para o mesmo tema. A forma como a Procuradoria Geral da República agiu no sentido de freá-la apagou o aquecimento que chegou a provocar. Brecou a etapa de judicialização. Repetir a dose pode frustrar ainda mais o público.

Sonegação

Uma grande operação da polícia judiciária, um dos pontos centrais em Maringá, prendeu oito suspeitos de sonegar R$ 12,5 milhões em tributos estaduais.

Breque

Com a falta de peças e insumos, a movimentação das montadoras cai, o que não impediu, no caso específico do Paraná, que tivéssemos uma alta expressiva de 14% no ano passado em seminovos e usados.

Guaratuba

Guaratuba, pelo seu porte, é o dique para conter a busca pelas praias de Santa Catarina, mas enquanto aquelas se revelam cosmopolitas como Camboriú (um dos exemplos, além do teleférico, é a ampliação da faixa de areia) as nossas padecem de deformações crônicas como o sistema de travessia da baia com ferry boats hoje vistos pela prefeitura como um caso de calamidade pública.

Restrições

As políticas de restrição ao contágio são variadas, mas de um modo geral revelam um público nada disposto a cumpri-las. O rigor em alguns casos chega a extremos, com o de numerosas cidades paulistas que chegam até a proibir velórios sem a comprovação da vacina.

Contra Moro

O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, aquele do mensalão, declarou a aliados ver Sergio Moro com desconfiança por sua aproximação com procuradores e militares. Joaquim também é muito cultuado por sua atuação ministerial que o habilitaria como presidenciável ou governador do Rio de Janeiro. A única hipótese, segundo amigos do ex-magistrado, seria a sua candidatura ao Planalto.

Folclore

Às vezes há uma espécie de redesenho da Guerra Fria como se dá com o apoio da China à ação de Vladimir Putin no Cazaquistão e notoriamente com uma inflexão anti-ocidental. Enquanto isso, tanques russos fazem exercício de tiro real nas proximidades da Ucrânia, sob o olhar atento de Joe Biden.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA.