A onça Cacau ganhou uma abóbora especial do Dia das Bruxas
A onça Cacau ganhou uma abóbora especial do Dia das Bruxas | Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Como já é tradição em datas comemorativas, os animais do Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, receberam alimentação especial temática para celebrar o Halloween, no domingo (31) e segunda-feira (1/11).

Esse tipo de atividade, conhecido como enriquecimento ambiental, é realizado para garantir o bem-estar e a saúde dos animais do refúgio. “O objetivo, com essas atividades, é estimular comportamentos naturais da espécie, desenvolver novas atividades e entreter os animais”, explicou a zootecnista do refúgio, Fabiana de Orte Stamm, por meio da assessoria de imprensa.

Cães e gatos podem ser veganos? Veja o que dizem os especialistas

No domingo, os jabutis receberam abóboras de Halloween recheadas com flores de hibisco; a jaguatirica ganhou abóboras e um melão com “rostinho de fantasma”, que foi pendurado no recinto para incentivar o exercício; e os psitacídeos (papagaios, araras, etc.) tiveram a alimentação distribuída em móbiles de papelão com formato de morcego.

O recinto das corujas ganharam abóboras com carne dentro. A lontra Mara recebeu o mesmo mimo, assim como a onça Cacau. No recinto das antas e catetos, além das abóboras, foram deixados melões decorados.

O Refúgio Biológico Bela Vista está inserido em uma área de 1.780,9 hectares, na margem brasileira de Itaipu. O espaço reúne hoje uma grande diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção, e tornou-se um posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (título concedido pela Unesco) por reunir pesquisa, conservação e educação.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.