O filme "Fé e Fúria" traz uma abordagem dos conflitos religiosos
O filme "Fé e Fúria" traz uma abordagem dos conflitos religiosos | Foto: Divulgação

Inspirado na trajetória da modelo londrinense Edimara Alves e do preconceito racial sofrido por ela ao longo de mais de quatro décadas de carreira, o curta-metragem "Cleo - A Rainha Negra das Passarelas", dirigido por Artur Ianckievicz, foi escolhido para abrir a programação da 22ª edição do Festival Kinoarte de Cinema. O evento que acontece de 8 a 15 de novembro traz diversas novidades neste ano. Devido à pandemia do novo coronavírus, toda a maratona cinematográfica que conta com exibição de filmes inéditos, competitivas de curtas, debates e oficinas será transmitida gratuitamente pela internet. Outra iniciativa inédita é uma série de rodadas de negócios que o festival promoverá visando estreitar as negociações entre profissionais do setor audiovisual da cidade e representantes de produtoras, distribuidoras e canais televisivos com destaque no mercado nacional e internacional.

“Estamos com uma grande expectativa em torno desta primeira edição no formato on-line. Acreditamos que pode haver uma ampliação do público pelo fato de que todos poderão acessar gratuitamente os filmes pela internet de qualquer canto do mundo”, destaca Marina Bigardi, uma das produtoras do festival ao enfatizar que a programação do evento está focada em temas bastante atuais. “Temos filmes que falam sobre conflitos religiosos, documentário sobre o samba e sobre a importância da mulher no cinema e outros temas urgentes”.

O documentário "O Samba é Primo do Jazz" mostra a trajetória de Alcione
O documentário "O Samba é Primo do Jazz" mostra a trajetória de Alcione | Foto: Divulgação

A programação da mostra de filmes será aberta neste domingo, às 18 horas, com o curta-metragem "Cleo - A Rainha Negra das Passarelas". Na sequência, às 18 horas, acontece a exibição do documentário “O Samba é Primo do Jazz”, que mostra a trajetória musical da cantora Alcione Dias Nazareth. A cinebiografia aborda as referências musicais da artista maranhense, sua inserção no mundo da música e sua relação com família e amigos. Após a sessão, a diretora Angela Zoé participa de um debate virtual sobre o filme.

O documentário sobre a trajetória de outro grande ídolo popular é o destaque de segunda-feira (9). Às 18 horas, o festival exibe “Mussum, Um Filme do Cacildis”, no qual a história do humorista e sambista Antônio Carlos Bernardo Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Susanna Lira, a diretora do filme, conversa com o público sobre a produção em um debate agendado para às 21 horas.

O filme "Fé e Fúria" traz uma abordagem dos conflitos religiosos
O filme "Fé e Fúria" traz uma abordagem dos conflitos religiosos | Foto: Divulgação

Também fazem parte da programação do festival o filme “Sertania”, de Geraldo Sarno, que será exibido na terça-feira (10). Na quarta-feira (11), é a vez “Fé e Fúria”, documentário de Marcos Pimentel que parte dos conflitos religiosos existentes em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte para analisar a crescente onda conservadora que paira sobre o país. Na quinta-feira (12), haverá sessão de “A Mulher da Luz Própria”, de Sinai Sganzerla. O documentário refaz a trajetória de Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro.

Na sexta (13), a atração é “Um Animal Amarelo”, de Felipe Bragança; no sábado (14), “Cavalo”, de Werner Salles; e no domingo (15), “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso. Estão programados debates com os diretores de todas as produções logo a exibição dos filmes, que acontecem sempre às 18 horas. Já as tradicionais competitivas de curtas-metragens (local, nacional e internacional) acontecem nos finais de semana (dias 8, 14 e 15).

A modelo londrinense Edimara Alves é tema de um curta-metragem dirigido por Artur Ianckievicz e que teve cenas gravadas na redação da Folha de Londrina
A modelo londrinense Edimara Alves é tema de um curta-metragem dirigido por Artur Ianckievicz e que teve cenas gravadas na redação da Folha de Londrina | Foto: Giovani Viecili/ Divulgação

A vida de uma modelo londrinense

Em mais de 40 anos de profissão, não foram poucos os episódios de racismo que a modelo Edimara Alves teve que enfrentar até se tornar uma das estrelas das passarelas locais. Algumas destas situações estão presentes no curta-metragem "Cleo - A Rainha Negra das Passarelas", do roteirista e diretor Artur Ianckievicz. A produção londrinense estreia nesta 22ª edição do Festival Kinoarte de Cinema abrindo a programação do evento.

As filmagens do curta foram realizadas em 2018 e misturam fatos reais a fictícios. Parte das cenas teve a redação da FOLHA como cenário. A produção é assinada pela Produtora Leste com recursos do edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais, realizado em 2017 pela Seec (Secretaria de Estado da Cultura).

Dividido em três fases da carreira de Edimara, o curta-metragem mostra as lutas da modelo contra o racismo e suas conquistas na profissão da qual foi uma das pioneiras na cidade. “Fiquei muito emocionada quando vi o filme pronto. É uma honra muito grande ter servido de inspiração para este curta. Espero que após assisti-lo as pessoas tenham um olhar mais afetivo sobre as mulheres negras e que essa história sirva de exemplo e incentivo para outras garotas que ainda hoje enfrentam preconceitos pela cor de sua pele ou por causa de seu cabelo crespo não desistam de seus sonhos”, afirma a modelo.

Evento promove rodadas de negócios

As atividades do Ambiente de Mercado, que estreia este ano no festival estão marcadas de 9 a 13 de novembro. Para as rodadas de negócios, cada interessado inscrito previamente apresentará seu projeto audiovisual em uma conversa de 20 minutos com representantes de produtoras, distribuidoras e canais televisivos. Entre eles, profissionais da GloboNews Documentário, O2 Filmes, Boulevard Filmes, Olhar Distribuição, Box Brazil e Prime Box Brazil, Canal Brasil, Elo Company, Moro Filmes, Elo Company e Vitrine Filmes.

"A ideia é que as produções realizadas em Londrina e no Paraná reverberem para outros cantos através deste diálogo que será aberto com produtoras que geralmente têm sedes em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro”, afirma a produtora Marina Marina Bigardi.

Serviço:

22º Festival Kinoarte de Cinema

Quando - 8 a 15 de novembro

Onde - O acesso à programação completa, aos filmes e competitivas pode ser feito neste site