#Pânico no Líbano

Uma grande explosão atingiu na tarde desta terça (4) a cidade de Beirute, capital do Líbano, levantando bolas de fogo e colunas de fumaça gigantescas e afetando construções a quilômetros de distância. Paredes de prédios foram destruídas, janelas quebraram, carros foram virados de cabeça para baixo e destroços bloquearam várias ruas, forçando feridos a caminhar em meio à fumaça até hospitais e deixou ao menos centenas de mortos e mais de 5.000 feridos.

Imagem ilustrativa da imagem Queimada na BR-277 e pânico no Líbano
| Foto: Janine Haidar/ AF

De acordo com o premiê do Líbano, Hassan Diab, o incidente foi causado por 2.750 toneladas de nitrato de amônio estocadas na região portuária há seis anos “sem medidas preventivas”. “Isso é inaceitável e não podemos permanecer calados”, disse Diab. A substância é comumente usada como fertilizante, mas também na confecção de artefatos explosivos e pirotécnicos. De acordo com especialistas ouvidos pela reportagem, há risco de explosão se a substância entrar em contato com altas temperaturas, fogo, combustível ou alguma fonte de ignição, por exemplo. A explosão em Beirute ocorre no pior momento da história recente do Líbano. O país atravessa uma crise econômica aguda e uma onda de protestos de rua em meio à pandemia de Covid-19. Nas redes sociais a comoção foi geral. E o ensaio fotográfico de uma noiva no meio da explosão viralizou nas plataformas: “cena de filme de ação”.

#Queimada causa mortes na BR-277

Dez pessoas morreram em um acidente de trânsito que envolveu mais de 20 veículos na BR-277, próximo a São José dos Pinhais, na noite de domingo. Uma queimada próxima a rodovia espalhou fumaça na região, impedindo a visão dos motoristas. Vários carros pararam a fim de esperar que a fumaça fosse embora, mas um caminhão não os enxergou na pista e se chocou contra os automóveis, resultando em um grande engavetamento.

Imagem ilustrativa da imagem Queimada na BR-277 e pânico no Líbano

O twitter amanheceu na segunda-feira repleto de mensagens de apoio às famílias dos envolvidos e protestos contra as queimadas em terrenos.

#Uma fórmula para campeões?

Na Fórmula 1, o piloto inglês Lewis Hamilton surpreendeu a torcida ao cruzar a linha de chegada com uma condição adversa: apenas três pneus em seu carro. O quarto pneu furou justamente na última volta do circuito, parte da GP da Inglaterra, mas isso não foi obstáculos para Hamilton conquistar o pódio.

Imagem ilustrativa da imagem Queimada na BR-277 e pânico no Líbano
| Foto: Andrew Boyers/Pool/AFP

Muitos internautas associaram o feito a uma vitória semelhante do herói nacional Ayrton Senna. Foi em 1991 que Senna venceu a GP de Brasil com apenas uma marcha, após o seu câmbio quebrar com a 6a engatada faltando sete voltas para o final.

Imagem ilustrativa da imagem Queimada na BR-277 e pânico no Líbano

A comparação gerou uma batalha de fãs contando vitórias para provar quem seria o piloto mais lendário.

#Maicon Kuster

O youtuber brasileiro Maicon Küster teve sua imagem indevidamente vinculada a um caso de estupro pela emissora de televisão Record. Em uma reportagem que foi ao ar no domingo, foram divulgadas fotos de redes sociais falsas criadas pelo estuprador e pedófilo Syllas Souza Silva, que hoje está preso. Na matéria, era afirmado que a foto de perfil de uma das contas seria Silva utilizando uma peruca loira, porém a imagem se tratava de “Lorenzo”, um personagem interpretado por Küster. No twitter, Maicon se pronunciou e ameaçou processar a emissora pela falta de responsabilidade de sua produção.

#Fachin

O ministro do STF Luiz Edson Fachin anulou a decisão liminar provisória do presidente da Corte, Dias Toffoli, que determina o compartilhamento de informações da força-tarefa da Operação Lava Jato com a Procuradoria Geral da República (PGR).

Imagem ilustrativa da imagem Queimada na BR-277 e pânico no Líbano

Essa ação impede que dados já copiados pela PGR sejam utilizados, os quais devem ser devolvidos a força-tarefa. Fachin ainda derrubou o sigilo da ação, que passa a tramitar publicamente.

Supervisão: Patricia Maria Alves