Na Região Metropolitana de Londrina e nas maiores cidades do Estado, as atividades comerciais seguem funcionando com restrições. Algumas prefeituras começam a relaxar as medidas de isolamento social, mas impõem regras para evitar a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos.

Em Cambé, um decreto publicado na tarde desta sexta-feira (17) estabelece a suspensão por mais 15 dias, a partir de 20 de abril, das atividades não essenciais. Bares, lanchonetes, restaurantes e lojas de conveniência voltam a atender de segunda a sexta-feira, até as 21 horas, com controle sanitário. Os restaurantes não poderão utilizar o sistema self service e aos sábados, domingos e feriados, apenas retirada no balcão ou delivery. Prestadores de serviço poderão atender com hora marcada.

As atividades essenciais, como supermercados e farmácias, passarão a cumprir normas mais rigorosas. Os supermercados deverão assegurar o distanciamento mínimo de 25 metros quadrados entre os clientes, com controle de entrada na loja por meio de senha, entre outras restrições.

Em Rolândia, um decreto publicado nesta sexta-feira permite a abertura controlada do comércio. Academias, igrejas, espaços de lazer e cultura seguem fechados. Hotéis e pousadas poderão funcionar com 50% da ocupação, assim como restaurantes à la carte. Pizzarias, lanchonetes e sorveterias, apenas para retirada no local ou delivery. As atividades essenciais continuam funcionando, mas com distanciamento mínimo de dois metros entre os frequentadores e barreiras de proteção para os funcionários.

Outros setores do comércio irão abrir as portas em dias alternados. Lojas de vestuário, às segundas e quintas. Eletrodomésticos, às terças e sextas. E as demais atividades que não tenham sido listadas entre as que devem permanecer fechadas, às quartas e sábados.

Um decreto publicado pela prefeitura de Ibiporã na última terça-feira (14), prorrogou as medidas de isolamento por mais cinco dias, contados a partir do dia 15. Estabelecimentos comerciais não essenciais e prestadores de serviço não poderão atender.

Em Curitiba, o comércio pôde reabrir a partir desta sexta-feira, com recomendações para garantir a segurança de clientes e funcionários. A medida vale para restaurantes à la carte, cafés e lanchonetes. Shoppings, centros esportivos, academias e galerias seguem fechados.

Na fronteira, Foz do Iguaçu suspendeu a reabertura do comércio prevista para a última segunda-feira (13), atendendo à recomendação do Comitê da Crise da Covid-19. No município, apenas atividades essenciais funcionam.

Em Cascavel, desde a semana passada foi autorizada a reabertura dos estabelecimentos com até nove funcionários, com regras de segurança para o enfrentamento do coronavírus. A flexibilização se estendeu a pet shops e academias, ainda que com restrições. O MP (Ministério Público), no entanto, propôs uma ação judicial pedindo o fechamento dos estabelecimentos beneficiados pela flexibilização.

O MP em Ponta Grossa também pede a suspensão da reabertura dos estabelecimentos comerciais, autorizada por um decreto de 6 de abril. O funcionamento do comércio está liberado com horário reduzido, das 10 às 16 horas, conforme a escala estipulada para cada setor. Prestadores de serviço também podem atender, mas só com horário marcado.

Em Maringá, o comércio permanece fechado, mas poderá abrir a partir do dia 20, segundo a prefeitura, se for possível fazer ajustes necessários para um novo decreto, sujeito a variáveis “importantes”, como a organização do transporte coletivo.